segunda-feira, 23 de novembro de 2015



 Psicanálise de Freud na educação

Ao pensar, na interdisciplina de Psicologia I, sobre o que mudou no mundo e na educação a partir das ideias de Freud, cheguei a uma constatação muito importante pro meu fazer diário na educação infantil, onde trabalho. 
Os conhecimentos que Freud nos traz sobre psicanálise tornou possível "abrir os olhos¨" dos educadores para questões que eram consideradas um problema, quase sempre sem se enxergar a solução. Tomo como exemplo um aluno com hiperatividade. Ele era constantemente castigado, para reprimir suas atitudes e fazê-lo se enquadrar no que se esperava dele. Hoje, com mais conhecimentos sobre a mente humana, sabemos que o hiperativo precisa ser direcionado corretamente, ser orientado, a fim de produzir e se desenvolver plenamente. Os educadores de hoje tem muito mais informação sobre como lidar com atitudes de seus alunos, que são produto de suas vivências, de sua mente, de seu todo.

Um comentário:

  1. Considero que o texto ficou bastante superficial, a colega poderia ter se aprofundado mais no tema, trazendo mais argumentos e evidências.

    ResponderExcluir