terça-feira, 19 de fevereiro de 2019


ENSINAR PELO EXEMPLO



            A quarta postagem que eu vou revisitar é sobre dar o exemplo para criar o hábito da leitura, publicada em 02/12/2015 e pode ser encontrada em: Ensinar pelo exemplo
Na época que publiquei esta postagem estava estudando Emilia Ferrero. Me chamou a atenção as falas dela sobre a leitura na educação infantil e veio de encontro ao que eu já pensava, que o ato de ler um livro para uma criança vem acompanhado de afeto, pela criança e pelo livro. Através deste ato de carinho despertamos neles a vontade de compreender aquilo que conhecem, bem como palavras e conceitos que ainda desconheciam. Isso abre portas para um universo novo, o mundo das letras, da leitura. E não se trata de antecipar etapas e sim de apresentar às crianças a utilidade da escrita.
Segundo Abramovich (2006, p. 16) “escutar histórias é o início da aprendizagem para ser leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão de mundo”. E ainda:
“Como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas muitas histórias...Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...(ABRAMOVICH, 1991, p.16).

Ao realizar meu estágio supervisionado numa turma de maternal, pude perceber o interesse que o livro desperta nas crianças e que, a importância que o educador dá ao livro é um exemplo que os arrasta para ser um futuro leitor!


Referências:
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil Gostosuras e Bobices. 5. ed. - São Paulo: Scipione, 2006 . 


Nenhum comentário:

Postar um comentário