domingo, 30 de junho de 2019

CRIATIVIDADE



          Em junho de 2018 fiz aqui no blog uma postagem sobre Inovações Pedagógicas, e está disponível em: 

         Na época eu coloquei que "Inovações pedagógicas são novas maneiras de fazer o ensino em sala de aula, a fim de acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, em todos os campos, o tempo todo". Atualmente, cursando a interdisciplinar de Criatividade deparei-me com este mesmo assunto, o de usar a criatividade, a inovação. 

Em um dos vídeos assistidos nessa interdisciplina de Criatividade ¹ a professora Iliada de Castro fala que a criatividade é inerente do ser humano.   Daí fico lembrando que a maioria das pessoas com as quais tenho contato, não se acha criativa. Nós temos dentro de nós, na nossa essência, a capacidade de criar. Então vemos que se não estamos sendo criativos é porque estamos tendo bloqueios de criatividade, que estão nos impedindo de criar e inovar. 

          Nesse sentido, Castro faz uma relação de alguns bloqueios, que comento a seguir:
  1. O bloqueio “eu não sou criativo”, o sentir-se incapaz, pode ser superado com o relaxamento, o deixar de esquentar a cabeça e aproveitar os insights que surgem quando menos esperamos. Este insight é conhecido popularmente como o “estalo”.
  2. “É proibido errar” é um bloqueio comum. Mas o erro não passa de um resultado não esperado, que não serve para o fim que estava sendo buscado, mas pode ser útil em outro aspecto. A oradora dá o exemplo do post it, aqueles lembretes tão úteis e tão usados atualmente, que inicialmente não passava de uma cola que não colava direito e agora é uma cola que não deixa marcas!!! Então superamos este obstáculo olhando pro erro de forma diferente, não como um limitador, mas como uma nova possibilidade.
  3. “Dê a resposta certa” é um mecanismo que colocamos no nosso cérebro que se torna um bloqueio. Mas se procuramos várias respostas, sem uma única certa, as possibilidades se ampliam e deixam de ser bloqueio. Descarte a resposta mais lógica e observe com cuidado as demais.
  4. “Isso não tem lógica” é um bloqueio que pode ser superado com o uso de metáforas, de comparações para achar melhores saídas.
  5. “Seja prático” Na busca por resultado a curto prazo e cada vez mais rápido, pode-se acabar descartando boas ideias, que também serviriam como solução para algumas necessidades. Então, pode-se superar o seja prático considerando possibilidades que levam um pouco mais de tempo, menos práticas no conceito popular, mas que são eficazes também!

       Portanto, algumas vezes, as ideias menos prováveis, podem ser muito eficazes e não devem ser desconsideradas, para que possamos aproveitar todo o potencial criativo que temos.


¹ https://youtu.be/4B4qo7ebBTY

Nenhum comentário:

Postar um comentário