terça-feira, 10 de novembro de 2015


AGORA É QUE SÃO ELAS III



Apresentação do workshop no Seminário Integrador I

Apresentar o workshop não foi a tarefa mais difícil, pois fui acostumada a falar em público. Mas em frente às colegas, professora e tutora foi diferente. Deu frio na barriga, nervoso e tudo o mais. Ouvir o trabalho das colegas foi ímpar. Cada relato nos remetia à emoções, fomos do riso ao choro, tudo junto e misturado, somando mais um capítulo das nossas vidas. O assunto era profissional, os aprendizados pessoais. Eu saí deste trabalho diferente de quando entrei e creio que todas partilhamos deste sentimento! 

AGORA É QUE SÃO ELAS II



Aprendizagens sobre o processo de elaboração do texto da Síntese Reflexiva do workshop no Seminário Integrador I

Escrever é uma arte, não é pra mim tão fácil quanto falar. Mas, depois de ter nas mãos o material de todo um semestre, foi dada a largada para a escrita do texto que seria a síntese reflexiva do meu workshop. Foi a parte mais longa e que exigiu mais de mim. Nunca tinha escrito nos moldes deste trabalho, obedecendo regras da ABNT, colocando citações. Tudo era novidade! A primeira síntese que enviei me retornou com o aconselhamento de algumas melhorias necessárias. Aí sim bateu o pavor! No Moodle não paravam de aterrisar novas tarefas e o tempo se esgotando. Espero nunca mais passar por essa experiência! Mas enfim deu tudo certo e este processo de escrita me serviu de grande aprendizado!

AGORA É QUE SÃO ELAS I


Preparação e organização do workshop no Seminário Integrador I

Este 1º semestre de 2015 foi para mim de muito enriquecimento acadêmico e pessoal. 
O início das aulas, que se deu em novembro de 2014, foi muito tranquilo. Tudo era novidade e o maior desafio ainda era entender o PBWorks todo em inglês. Quando iniciamos o semestre 2015/1 eu sabia do workshop que teria que realizar, mas não tinha a menor noção de por onde começar. 
A correria imposta pelo cotidiano escolar me absorvia de tal modo que não conseguia parar e atentar para as dimensões teóricas de minha prática como educadora. O início dos trabalhos do PEAD me oportunizou tal exercício de reflexão, pude me ater a documentos como o Projeto Político Pedagógico, as Diretrizes da Educação e as práticas do Conselho Escolar da minha escola.
Neste momento de organização, de juntar os pedaços para compor meu workshop, me dei conta de que realmente temos interdisciplinas. Todas elas fizeram parte do meu trabalho. Comecei a juntar as informações que eu havia adquirido nelas, com os documentos citados acima e os registros fotográficos feitos regularmente. Com este "esqueleto" preparei e organizei o primeiro workshop da minha vida!