terça-feira, 16 de agosto de 2016

COLETÂNEA DE JOGOS

Amarelinha
          Faça o desenho da amarelinha no chão. Os quadrados devem ser grandes o suficiente para caber um pé e garantir que a pedra jogada nele não saia tão facilmente. É comum designar a seção número “10” ou “Céu” como o local de descanso. A brincadeira consiste em jogar uma pedra no quadrado 1 (na outra volta 2, na outra 3 e assim sucessivamente) e ir pulando pelos quadrados, passando por cima do que tem a pedra. Cada quadrado deve ser pisado por um só pé. Mantenha os pés sempre dentro dos quadrados adequados – se você pisar no contorno, pular no quadrado errado ou pisar fora dele, perde a vez. Pegue a pedra quando estiver voltando. Assim que chegar no último número, vire-se (ainda num pé só) e pule na ordem contrária. Quando estiver no quadrado anterior ao que está com a pedra, incline-se (preferencialmente ainda em um pé só) e pegue-a. Depois, pule por cima desse quadrado e termine. Se você completou a amarelinha com a pedra no quadrado um (sem perder a vez), então jogue a pedra no quadrado dois na sua próxima vez. O objetivo é completar a amarelinha com a pedra em cada quadrado. A primeira pessoa a fazer isso ganha o jogo!  Passe a pedra para a pessoa seguinte. 

Ciranda cirandinha
              É uma das cantigas de roda mais tradicionais e muito divertida!
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar...
Rodar de mãos dadas

...vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar.
Pode dar meia volta se quiser, girando para o outro lado

O anel que tu me destes era vidro e se quebrou, o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou.
Voltar a rodar enquanto canta


Por isso fulana de tal...
Todos falam alto o nome de alguém que está na brincadeira

...entre dentro dessa roda...
A pessoa chamada tem que soltar suas mãos e ir para o meio da roda

...diga um verso bem bonito...
Quem está no meio da roda tem que dizer alguma coisa bonita

...diga "adeus" e vá-se embora!"
A pessoa que está no centro diz "adeus" e sai da roda e da brincadeira


Passa anel
           Como brincar: Com as duas palmas das mãos unidas, uma das crianças segura um anel. As demais ficam sentadas em um banco, uma ao lado da outra, com os braços estendidos e as mãos na mesma posição. A criança que está com o anel passa suas mãos por dentro das mãos das outras e deixa o objeto com um dos participantes, sem que os outros percebam. Depois de mostrar as mãos vazias, ela pergunta a alguém com quem está o anel. Se a pessoa acertar, vira o passador de anel. Se não, a brincadeira segue com o mesmo passador até que alguém acerte.

Pular corda
           Como brincar: É possível brincar sozinho, em dupla ou em grupo. Se estiver em dupla, amarre uma das pontas da corda em algum lugar, assim um participante pode bater para que o outro pule. Quando o grupo é maior, duas pessoas batem para que os demais brinquem. Alguns conseguem pular junto com outra pessoa ou com duas cordas ao mesmo tempo. Enquanto aguardam, os demais contam ou cantam as músicas com as instruções sobre como se deve pular. Ganha quem conseguir pular mais vezes com os pés juntos sem errar e sem pisar na corda.
         



Circuito
          A brincadeira consiste em criar na sala ou no pátio um pequeno circuito de obstáculos com o objetivo de desenvolver a coordenação motora ampla e a capacidade de se movimentar superando obstáculos.
                                 










Nenhum comentário:

Postar um comentário