MÚSICA PARA ENSINAR
As pessoas são diferentes no comportamento e atitudes, credo religioso,
gênero, etnia, características físicas, habilidades e conhecimentos. Com as crianças como criar situações de aprendizagem em que esta questão da diversidade seja abordada?
Criança aprende primeiramente pelo exemplo. Meu discurso como educadora tem que caminhar junto com minhas atitudes. Meu exemplo pode ser expressado através do meu comportamento, das histórias que conto, dos filmes que compartilho com meus alunos e através da música.
"A música faz parte de nossas vidas desde antes mesmo de nascer. [...] desde os primeiros meses o bebê já ouve. Portanto, papai e mamãe podem cantar
e conversar com o filho. Exames mostram que o nenê ainda na barriga relaxa ao
ouvir sons de músicas do mundo externo. A voz dos pais já é reconhecida e
reconfortante para o bebê assim que nasce. A música é uma linguagem, tendo participado da história da humanidade
desde as primeiras civilizações".
A música deve estar presente na escola para dar vida ao ambiente escolar, favorecer a
socialização dos alunos, propiciar momentos prazerosos e auxiliar no aprendizado de conteúdos e valores. Como já mencionei aqui no Blog, na escola onde trabalho temos aulas de música para todas as turmas, do Berçário ao Jardim. Trago agora, uma música que tivemos o prazer de compartilhar, que vem cumprir esse papel de ensinar valores, ensinar sobre a aceitação das diferenças.
Fontes:
1. Revista Eventos Pedagógicos
v.4, n.2, p. 136 - 145, ago. – dez. 2013
2. Youtube: Música do cantor Jairzinho: https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg
Olá Cleide,
ResponderExcluirTua postagem ficou com dois temas, as diferenças entre as pessoas e a importância da música na escola. Poderia falar mais sobre a importância da música na escola, já que este é teu título e como você a utiliza em sala de aula.
Att,
Tutora Rocheli