Mostrando postagens com marcador Brincar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Brincar. Mostrar todas as postagens

domingo, 30 de junho de 2019

BRINCAR




          Refelxão sobre a postagem http://eadcleideufrgs.blogspot.com/2018_05_28_archive.html
que fala sobre a importância do aprender brincando, da ludicidade no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

          Quando falamos em aula nas atividades dirigidas, imediatamente me remeteu aos momentos de pátio que tenho com minha turminha de Berçário II. Em geral esse momento é livre, pra explorarem os brinquedões, as árvores, o gramado, a terra, da maneira que quiserem. Porém quando temos uma brincadeira dirigida da qual os educadores também participam eles adoram. Estes dias brincamos de esconder e eles se divertem vendo os adultos se encolher abaixadinhos pra não serem achados. Eles riem da gente e a gente se diverte com eles também, há uma boa troca.
          É muito gratificante participar do lúdico, ver uma criança aprender brincando. Quando temos atividades no pátio interno, o brinquedo preferido lá é a piscina de bolinhas. Começamos a mostrar as bolinhas e dizer as cores delas e uma das meninas - de 2 aninhos- aprendeu! Eu fiquei pasma, confesso que não achei que conseguiria ensiná-los tão rápido. Ela decorou as cores que gosta mais: o rosa, o roxo, o azul e o amarelo. Como foi bom fazer parte disso. 


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019


O BRINCAR E O IMAGINÁRIO


            A sexta postagem que eu vou revisitar é sobre a brincadeira e o imaginário, publicada em 30/12/2015 e pode ser encontrada em A importância do brincar
Nesta postagem eu colocava que o brincar é uma importante forma de comunicação e é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação. Na citação abaixo Leardini (2006) fala um pouco sobre a importância da função simbólica.
“O desenvolvimento da função simbólica é uma importante manifestação para a estruturação do desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança em idade pré-escolar” (LEARDINI, 2006, p.6).

            Além das brincadeiras as histórias também mechem com a imaginação e a criatividade. Por meio de exemplos contidos nas histórias as crianças adquirem vivências, exploram suas emoções e criam no seu imaginário situações vívidas de sua realidade. Isto as auxilia a lidar com situações reais e conflitos do seu cotidiano.
Para Abramovich (1991) ler para as crianças é:
(...) suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é ter outras idéias para solucionar questões (...). É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos empasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos (...) e assim esclarecer melhor as próprias dificuldades ou encontrar um caminho para a solução delas. (ABRAMOVICH, 1991, p.17)
Desta forma, tanto o brincar quanto as histórias valem-se do imaginário para construir a concepção de mundo de cada criança.



Referências:
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil Gostosuras e Bobices. 2. ed. - São Paulo: Scipione, 1991.
LEARDINI, Eleusa M. F. O contar histórias na educação infantil: um estudo acerca dos valores atribuídos por professores sobre a importância dessa prática para o desenvolvimento da função simbólica. Campinas, Unicamp, 2006.



Mais algumas postagens minhas sobre o brincar:
Brincar
Brincadeiras em cena

segunda-feira, 28 de maio de 2018

BRINCAR




      Na aula presencial do dia 21 de maio tivemos o prazer de ter a Palestra "Sala de aula é lugar de brincar?" com a Profa. Dra. Tânia Fortuna da Faculdade de Educação da UFRGS,  Coordenadora  Geral do Programa de Extensão Universitária "Quem quer brincar?".

     Foi uma aula fantástica, lembrando-nos que aprender brincando é possível sim! Mas não foi uma aula com "10 sugestões de atividades lúdicas" ou listas do tipo, foi muito além! Dentre tantas contribuições, Tânia Fontoura  começou falando da sua experiência em sala de aula e das tantas tentativas frustadas. Contou sobre sua história de vida, que é filha de professores, cresceu neste meio, sempre quis ser educadora e tinha muitas certezas, quase todas derrotadas na hora de pôr em prática. Até pensou em desistir, mas não! Foi perseverante e foram anos até conseguir achar o meio termo entre a aula tradicional e a aula liberal com a qual sonhou.

       Este reconhecimento do que deu errado me trouxe o consolo de que não existem professores perfeitos, técnicas perfeitas, alunos perfeitos, teorias perfeitas! Existe dedicação e um não conformar-se, existe o continuar buscando esta troca de aprender e ensinar, sempre!

sexta-feira, 25 de maio de 2018

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR


Atividade didática integrando diferentes áreas do conhecimento.

Trabalho desenvolvido com o Livro Beleléu, do autor Patrício Dugani, onde exploramos:

Linguagem e Literatura - através da contação da história, buscando desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação.

Coordenação motora fina - pintura com tinta e bolinhas de gude - ênfase no livro Beleléu e as Cores.



Socialização: crianças exercitaram o ajudar uns aos outros no guardar os brinquedos. O livro do Beleléu conta que este personagem pega e esconde tudo o que fica fora do lugar. Então as crianças guardam seus pertences para que o Beleléu não leve as coisas embora. 




quarta-feira, 6 de julho de 2016

BRINCADEIRAS EM CENA

Venho nesta postagem fazer uma homenagem às brincadeiras, através das quais podemos ensinar nossos pequenos ludicamente.

Seja brincando de se fantasiar...

  

... com brinquedos...




     

...sem brinquedo...

...ao ar livre...




...de todas as formas, brincar só faz bem!

“é no brincar, e somente no brincar que o indivíduo, criança ou o adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu”.(Winnicott ,1975 p. 12)





quinta-feira, 16 de junho de 2016

BRINCAR

Na interdisciplina de Ludicidade estamos estudando sobre a importância do brincar.

Dentre tantos, trago aqui 5 benefícios do brincar para a vida das crianças:

Brincar envolve movimento e a atividade física é sempre necessária!


Nas brincadeiras mais detalhadas a coordenação motora fina é aperfeiçoada.


Fantasia e imaginação estimulam a criatividade.


Sinapses são conexões entre os neurônios, que são fundamentais para o desenvolvimento das capacidades cognitivas. Quanto maior a rede de conexões cerebrais melhor a capacidade de aprendizagens.


Brincar em grupo promove as amizades e ensina regras de convivência.



Além do ambiente escolar, brincar em casa é muito gratificante. 
Tire tempo para brincar com seu filho!




quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR




          Brincar é uma importante forma de comunicação e é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação. Vale ressaltar a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.
              Na 13ª semana do semestre de Infâncias de 0 a 10 anos, assistimos a um vídeo chamado Caramba, Carambola, o brincar está na escola. Sensacional o projeto desenvolvido em SP, mostrado neste vídeo. Não há como negar que a proposta de misturar diferentes faixas etárias no pátio é bem complexo. Porém é extremamente estimulador e produtivo pras crianças.
              No ato de brincar é trabalhada a socialização, as concepções de amizade, partilha e aquisição de aprendizagens de forma lúdica. As tarefas de empilhar objetos, trilhar trajetos e jogos estimulam a criatividade e a coordenação motora. A exploração de diferentes texturas, como água, areia, pedra, lixa, borracha, estimulam os sentidos. A brincadeira ao lar livre favorece a concepção de mundo e de espaços. Enfim, as possibilidades de aprendizados muitas vezes surpreendem e superam as expectativas dos educadores!