Mostrando postagens com marcador Emilia Ferrero. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Emilia Ferrero. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019


ENSINAR PELO EXEMPLO



            A quarta postagem que eu vou revisitar é sobre dar o exemplo para criar o hábito da leitura, publicada em 02/12/2015 e pode ser encontrada em: Ensinar pelo exemplo
Na época que publiquei esta postagem estava estudando Emilia Ferrero. Me chamou a atenção as falas dela sobre a leitura na educação infantil e veio de encontro ao que eu já pensava, que o ato de ler um livro para uma criança vem acompanhado de afeto, pela criança e pelo livro. Através deste ato de carinho despertamos neles a vontade de compreender aquilo que conhecem, bem como palavras e conceitos que ainda desconheciam. Isso abre portas para um universo novo, o mundo das letras, da leitura. E não se trata de antecipar etapas e sim de apresentar às crianças a utilidade da escrita.
Segundo Abramovich (2006, p. 16) “escutar histórias é o início da aprendizagem para ser leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão de mundo”. E ainda:
“Como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas muitas histórias...Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...(ABRAMOVICH, 1991, p.16).

Ao realizar meu estágio supervisionado numa turma de maternal, pude perceber o interesse que o livro desperta nas crianças e que, a importância que o educador dá ao livro é um exemplo que os arrasta para ser um futuro leitor!


Referências:
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil Gostosuras e Bobices. 5. ed. - São Paulo: Scipione, 2006 . 


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015


ENSINAR PELO EXEMPLO



          Sempre tive em mente, mesmo antes de estudar sobre o assunto, que ler livros pra uma criança seria benéfico para ela. Além de oferecer momentos de entretenimento, a criança adquire conhecimento e aprimora seu vocabulário, num momento agradável onde ela tem a atenção e o carinho do adulto que está lendo.
          Esta semana, na interdisciplina de Fundamentos da Educação, conheci Emilia Ferrero. Ler sobre o trabalho dela e ver dois vídeos, com momentos de entrevista realizada, foi muito proveitoso pra mim. O que mais me impactou neste estudo foram as falas sobre a leitura e a escrita na educação infantil e veio de encontro com esta constatação de que o ato de ler um livro para uma criança vem acompanhado de afeto, pela criança e pelo livro! Através deste ato de carinho despertamos neles a vontade de compreender aquilo que ainda não conhecem, bem como palavras que não tinham ouvido. Isso abre as portas pra um  universo novo, o mundo das letras; valendo-se para isso dos vários tipos de instrumentos que temos à nossa disposição, como jornais, computadores, celulares, panfletos, dentre outros.
Muito interessante quando foi colocado que “permitir-lhes entender a utilidade da escrita não é antecipar o ensino fundamental e sim contribuir para que ingressem nas práticas sociais pertinentes para esse objeto cultural que é a escrita”. Foi exatamente isso que aconteceu com minha filha aos 6 anos de idade. Ela queria muito saber o que os sites da Polly e da Barbie diziam, ser ter que me perguntar. Se deu conta de que aprender a ler abriria esta porta para ela. No final do primeiro sementre do 1º ano ela já estava lendo!
          Almejo que os pequenos com os quais entro em contato, meus filhos e meus alunos, lembrem de mim assim: numa contação de histórias, com um livro na mão, demonstrando o respeito que tenho por eles ao dar este exemplo!