MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
Na interdisciplina de Psicologia II estudamos sobre o método clínico Piagetiano, que é um
conjunto de procedimentos de diagnóstico. Através da interação
com o sujeito se pode investigar o aluno e formular hipóteses para
ajudar a criança na superação de suas dificuldades. É um mecanismo
facilitador no processo de aprendizagem e construção do
conhecimento.
Uma das fontes de inspiração deste
método foi a psiquiatria, que já tinha por hábito seguir o
pensamento do sujeito para conhecer sua forma de pensar. Pode-se
usar a entrevista clínica, que é conduzida a partir de um roteiro
básico de perguntas que vão sendo ampliadas e complementadas de
acordo com as respostas dos sujeitos, para poder interpretar o que
estão dizendo. E o método clínico propriamente dito, onde se dá a
coleta de dados por meio de observação e da conversa.
Realizei juntamente com minha colega Denise, em sala de aula uma atividade com uma menina de 9 anos, que vou chamá-la aqui de A, a fim de verificar se ela tem a habilidade de conservação da quantidade de massa de um objeto. Para tanto usamos massinha de modelar.


