Mostrando postagens com marcador Representação do mundo pelas Ciências Naturais. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Representação do mundo pelas Ciências Naturais. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

VAMOS PLANTAR?




          Neste ano de 2016 mantivemos o projeto da horta na escola, onde foram trabalhados conceitos de ecologia e a importância da biodiversidade. Todas as turmas participaram. A nossa turma de Berçário 2 ajudou a plantar as sementinhas nos sulcos, regar com frequência as plantinhas e finalmente colher algumas beterrabas. 
                                                                                          

          De acordo com a matéria da Revista Guia Infantil, manter uma horta na escola pode trazer diversos benefícios. O contato com a terra e o cultivo de determinados vegetais e hortaliças permitirão aos alunos perceber as necessidades do plantio, os cuidados que se deve ter, o processo de crescimento e colheita desses alimentos e o que a falta de cuidados acarreta à plantação. Além disso, na fase da degustação, as crianças são estimuladas a experimentar legumes e verduras que elas mesmas plantaram, contribuindo para uma alimentação saudável. Foi isto que vivenciamos aqui, quando fizemos um bolo com a beterraba que colhemos. Este bolo foi servido no lanche da tarde da turminha. Eles gostaram, todos provaram e vários repetiram.

 

  

As flores que foram cultivadas pelas crianças enfeitaram o pátio dos berçários e foram entregues às famílias na entrega de avaliações de final de ano. Deste modo, os pais tiveram a oportunidade de levar pra casa uma plantinha que foi cuidada diariamente pelo seu filho. Foi uma experiência muito legal e alguns familiares até se emocionaram.
  


Aproxime os alunos da natureza e desperte o interesse deles em cuidar do meio ambiente!



Fonte:
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/97/artigo213719-1
Imagens do acervo pessoal

domingo, 18 de dezembro de 2016

CIÊNCIAS DA NATUREZA



                    Acredito que as ciências da natureza auxiliam as crianças a ter uma visão mais abrangente de mundo. 
                   A concepção de mundo vai-se aperfeiçoando durante nossa vida. Para os meus bebês da turma de berçário o mundo é a casa deles, o ambiente escolar e as pessoas conhecidas. Meses depois ele descobre que no mundo também tem a pracinha, o supermercado, o bairro no qual transitam com ele. Com o passar do tempo a criança se dá conta que mundo não é só o espaço físico no qual ele está inserido. Neste mundo também tem a natureza, os animaizinhos, as pessoas. E a noção de mundo vai tomando dimensões cada vez mais amplas. 
                 Estes dias conversando com o meu filho de 6 anos me dei conta de que ele sabe muito mais do que eu imaginava. Ele me falou sobre ser responsável e aí entra os valores morais na concepção de mundo dele. Quando trabalhamos as ciências da natureza, vai-se formando a ideia de preservação na natureza, da responsabilidade que temos desde pequenos com a natureza que nos sustenta. As lixeiras seletivas na escola, a plantação de florzinhas nos potinhos, a horta comunitária, são instrumentos de aprendizado e coexistência com nosso mundo.
                   



Ciência é coisa de criança?




                    Na primeira aula de Ciências deste semestre foi-nos perguntado o que era ciência. Cada um tinha uma resposta, algumas semelhantes, algumas aprofundadas. Mas o que me chamou a atenção é que a ciência busca respostas para nossas dúvidas e curiosidades. Um cientista precisa ser curioso, para buscar as respostas e os meios de realizar seus projetos.
                    Pensando desta forma a criança é um cientista nato, pois perguntas não lhes faltam. Porque? Porque? Porque? Como faz isto? Porque faz assim? 

Então na terceira semana desta interdisciplina fomos levados a trazermos perguntas curiosas que crianças fizeram e foi-lhes devolvida a pergunta, para assim ver que caminho ele tomaria para resolver a questão.

Um dos meninos, o Lucca perguntou: 
- Os peixes tomam água? 
Eu devolvi: Não tinha parado pra pensar nisto, mas o que tu acha? 
- Acho que sim, que ele toma água.
Depois de pensar um pouquinho:
- Mas se ele toma água ele também faz xixi. Será que o peixe toma água suja de xixi? 
Bah...o que tu acha Lucca? 
- Acho que ele toma água em um lugar e faz xixi em outro cantinho, pra não misturar.


Outro questionamento curioso, que leva a pensar, foi numa aula sobre criacionismo x evolucionismo:
- Professora, Adão tinha umbigo?
- Porque?
- Porque se ele foi feito do barro, pela mão de Deus, e não nasceu da barriga de uma mãe, não precisava ter umbigo.
- Mas pra que serve o umbigo?
- Pra passar comida da mãe pro nenê, enquanto ele tá na barriga.
- Então o que tu acha? Adão tinha ou não umbigo?
- Acho que ele ficaria muito estranho sem umbigo, então Deus fez um nele, só pra enfeitar.