Mostrando postagens com marcador Organização e Gestão da Educação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Organização e Gestão da Educação. Mostrar todas as postagens

domingo, 9 de julho de 2017

Conselho Escolar


     As instâncias colegiadas são organizações compostas por representantes da comunidade escolar e local. Elas têm por finalidade fazer funcionar a gestão democrática no ensino público, ou seja, fazer com que seja pensado e decidido coletivamente as propostas de caráter educacional. 

          Uma das instâncias colegiadas são os Conselhos Escolares. O Conselho Escolar é o órgão máximo para a tomada de decisões realizadas no interior de uma escola. 

      Este é formado pela representação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar, como: alunos, professores, pais ou responsáveis, funcionários e diretores. Na educação infantil, em virtude da tenra idade, os alunos são representados também por pais e/ou membros da comunidade. A participação dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental para garantir a qualidade da Educação. Candidatar-se a uma vaga no Conselho Escolar é uma boa forma de acompanhar o trabalho feito pelos gestores, docentes e funcionários da escola e de se envolver diretamente nas decisões que serão tomadas. 





GESTÃO DEMOCRÁTICA


          Na minha publicação anterior, Gestão escolar, falei sobre como a escola como um todo pode colaborar. A gestão que não é engessada, que aceita auxílio, que compartilha idéias para tomada de decisões é uma gestão democrática, que visa o bem do aluno como objetivo primordial.

          Sobre isso, quero deixar registrado aqui um exemplo muito singelo. As imagens de um evento realizado em minha escola, a Festa Caipira 2017 da EMEI Dom Luiz de Nadal. Cada funcionário pôde ajudar de alguma forma e muitos talentos foram revelados. A comunidade ajudou, participou, as crianças aproveitaram e o resultado foi muito positivo. Se num evento social pudemos ser tão bem sucedidos imagino o que poderemos fazer no dia a dia escolar.

Créditos: Sandra Ferreira

Créditos: Flávia Melo

Créditos: Nídia Rodrigues

Créditos: Maria do Patrocínio Jacques

Créditos: Gisele Lemos

Créditos: Gisele Lemos

Créditos: Gisele Lemos

Alegria das crianças

Equipe Nadal

Equipe Nadal

Uma escola pública popular não é apenas a que garante acesso a todos, mas também aquela de cuja construção todos podem participar, aquela que realmente corresponde aos interesses populares, que são os interesses da maioria; é portanto, uma escola com uma nova qualidade, baseada no empenho, numa postura de solidariedade, formando a consciência social e democrática (FREIRE, 1999, p.10).



Referência:
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, 1999. 

GESTÃO ESCOLAR



Em uma das aulas presenciais de Organização e Gestão da Educação fomos desafiadas a desempenhar alguns papéis em uma dinâmica. 

Nesta atividade formamos um grupo de 4 colegas e cada uma de nós assumia um dos personagens, que eram: informante, ouvinte e observadores. A participação de cada personagem foi determinada antecipadamente, sendo que cada uma tinha que desempenhar a função que foi atribuída especificamente ao seu papel.

A imagem acima é o retrato do que produzimos. Escolhemos um assunto - conselho escolar - e a colega informante falou 10 minutos sobre o que é conselho escolar. A ouvinte só podia fazer, mas não deveria opinar nem interromper. As observadoras só podiam escutar e anotar o que julgassem importante. Por fim fomos todas convidadas a expressar o que achamos da dinâmica, quais as dificuldades e pontos positivos dela. 

Foi unânime o sentimento de que podíamos e queríamos fazer mais do que fomos limitadas a fazer. A ouvinte tinha muito a contribuir com a informante, mas não tinha autorização para fazê-lo. As observadoras então se sentiram ainda mais tolhidas, tinha muito mais a colaborar, mas não podiam exceder o que lhes era permitido, que era ouvir e anotar. 

Isso nos levou a pensar a GESTÃO escolar. Não é uma gestão assim que sonhamos pra nossa escola, onde cada um tem funções determinadas e limita-se terminantemente a ela, sem abertura, sem aceitação de opinião e auxílio. Uma direção de escola pode muito mais se tiver uma gestão compartilhada com os que lhe rodeiam. Vice direção, coordenação pedagógica e demais servidores tem muito mais a oferecer se trabalharem juntos. Acredito nisto!