Mostrando postagens com marcador Interdisciplina de Tecnologias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Interdisciplina de Tecnologias. Mostrar todas as postagens

domingo, 3 de junho de 2018

TECNOLOGIA EM AULA


Na interdisciplina de Educação e Tecnologias foi-nos dada a tarefa de trazer uma atividade inovadora realizada em sala de aula. Segue a descrição da atividade e vídeo.


O que e como foi realizado? Trabalho sobre os Correios, não poderia ser entregue por escrito em papel. Poderia usar outra forma de apresentação.

Quais tecnologias foram utilizadas? Turma foi dividia em grupos e tinham liberdade de escolher sua técnica. Alguns grupos fizeram um vídeo sobre o assunto, outros grupos fizeram uma encenação teatral em aula, um deles entrevistou um funcionário dos Correios, com perguntas que contemplavam o que se queria do conteúdo do trabalho. 

Quais os resultados dessa experiência? Os alunos não gostaram inicialmente, pois deu muito mais trabalho do que pesquisar no Google e entregar por escrito. Mas no final os alunos relataram que memorizaram mais, pois tiveram que saber mais para poder falar sobre, tanto no vídeo, quanto ao vivo em aula, quanto na entrevista. Como resultado o conteúdo foi bem esmiuçado, bem trabalhado.



INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS

 


          Inovações pedagógicas são novas maneiras de fazer o ensino em sala de aula, a fim de acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, em todos os campos, o tempo tempo.
        Ao observarmos ao nosso redor vemos que as coisas mudam constantemente. Os carros que andamos hoje são bem diferentes dos que andávamos há 40 anos. O trânsito muda, os corredores dos ônibus estão diferentes, há mais viadutos, pardais que não existiam antes. Produtos de beleza, roupas com proteção UV, calçados anatômicos, medicamentos sendo descobertos e criados. Na área da tecnologia então, os computadores, TVs e telefones tornam-se obsoletos a cada dia, visto o quanto se renovam as facilidades nestes itens.
         Então, diante disto tudo, porque só a educação se mantém exatamente igual? A sala de aula do meu filho não é muito diferente da minha quando tinha a mesma idade. A inovação pedagógica busca atualizar nossos fazeres pedagógicos, para que acompanhem as constantes mudanças que vivemos.
          Cunha traz em seu texto que:

Entendemos que a inovação requer uma ruptura necessária que permita reconfigurar o conhecimento para além das regularidades propostas pela modernidade. Ela pressupõe, pois, uma ruptura paradigmática e não apenas a inclusão de novidades, inclusive as tecnológicas. Nesse sentido envolve uma mudança na forma de entender o conhecimento”. (Cunha, 1998)

terça-feira, 1 de maio de 2018

TECNOLOGIAS À SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


                    Na interdisciplina de Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação, que estou cursando neste semestre de 2018/1, fomos desafiados a pensar sobre como as tecnologias mudaram ao longo do tempo.

                    Sob a perspectiva da educação, trago aqui o registro das mudanças dos aparatos tecnológicos ao longo das últimas 4 décadas, nos momentos marcantes da minha vida educacional.


1981    

            No dia 02 de março de 1981 entrei em uma escola pela primeira vez, na 1ª série ensino fundamental. Naquele tempo, onde eu morava, pré-escolas somente particular. Sem condições financeiras e morando no interior, longe de tudo, entrei direto no primeiro ano, como a grande maioria das crianças da época. A escola era de 1º Grau incompleto, de 1ª à 4ª série e lembro de todos os professores dali, que foram Pedro, Marlei, Miriam e Beatriz! 

                O que estava à nossa disposição eram cadernos, lápis, borracha, quadro negro e giz e o saudoso mimiógrafo. O cheirinho de álcool deste aparelho é inesquecível e todos os alunos queriam ser escolhidos pela professora para ajudar a fazer as cópias.



1985       
             
                       Chegou a 5º série e com ela a primeira grande mudança da vida escolar, que foi sair da pequena escola que tinha apenas 2 salas de aula e ir para uma escola grande que tinha até o Ensino Médio completo. Agora é um professor para cada matéria, que deixam de ser Português, Matemática, Estudos Sociais e Ciências e desdobram-se em muitas mais.
                Neste momento já podemos escrever com caneta e não vejo mais os professores usando o mimiógrafo, pois o xerox o substitui. O sonho da meninada era ter um aparelho de som 3 em 1, pois nestes podíamos ouvir rádio, discos de vinil e gravar fitas cassetes. Lembro de gravar músicas específicas em fitas virgens para levar para as aulas de artes ou para algum teatro que tínhamos que apresentar em aula.


1989


Início do ensino médio. Acredito que em escolas particulares já nem o usassem, mas o que tínhamos ainda era o projetor de slides. CDs começam a aparecer.



1991 






Entrada na faculdade, que nunca concluí.
Quadro branco com caneta substituem os quadros negros com giz. O projetor de lâminas toma o lugar do obsoleto projetor de slides. 
E-mail e internet entram na comunicação que até agora se dava por telefone fixo.


2005 


Começo do uso de projetor de vídeos, como os que conhecemos hoje, conectados ao computadorCelular para ligações e SMS.



2010 


Smartphones com internet, possibilitando o acesso a e-mails, messenger e redes sociais.



2014 




Início da graduação no PEAD UFRGS.
Smartphones, tablets e computadores com todos os recursos  para o estudo à distância. Facilidade de comunicação e registro de atividades, como fotos e filmagens nos celulares que estão sempre à mão.

O critério que usei para determinar as datas, como já citei, foram acontecimentos importantes na minha trajetória pessoal escolar. Ver como tudo vai mudando é incrível! O que imprescindível hoje fica obsoleto amanhã. O que nunca fica ultrapassado é o conhecimento que adquirimos ao longo da vida! Todo aprendizado é um degrau para um novo conhecimento! 


Referência: Ilustrações do banco de Imagens do Google.