Mostrando postagens com marcador Publicação nº14 de 2018. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Publicação nº14 de 2018. Mostrar todas as postagens

domingo, 10 de junho de 2018




LINGUAGEM 





Proposta de trabalho que favoreça o desenvolvimento da linguagem


Prática: Diálogos com crianças para estimular o desenvolvimento da fala, para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ele só se manifeste por gestos.

Objetivo: Identificar e nomear coisas e pessoas verbalmente.


Faixa etária: Maternal, 3 anos.

      Trago as atividades que faço com a aluna A, que está em processo de aquisição da linguagem oral aos 3 anos. Sabemos que cada criança tem seu ritmo próprio. Ela fala fluentemente uma linguagem própria, na maioria das vezes incompreensível, com algumas palavras identificáveis. Ela expressa bem: mãe, pai, Murilo (nome do irmão), xixi, cocô, boneca, quero, não, feijão, dentre várias outras. Na construção de frases ela fala muito rápido e não se consegue identificar o que é. 

Detalhamento das atividades práticas:

1.    Música: aluna A gosta muito de música, especialmente a música do Filme Frozen. Então em momentos de descontração cantamos a música com ela, individual ou com os colegas, para assim levá-la a pronunciar as palavras. 



2.    Máquina de apertar: Escrevi as palavras música e história em uma folha e a penduro na minha blusa. Estas placas funcionarão como os botões de uma máquina. Então as crianças que quiserem ouvir música tem que vir até mim, apertar a placa e dizer música e então eu canto uma música com eles. A criança que quiser ouvir uma história tem que apertar o botão história e eu a contarei.


3.    Chamadinha: Como nossa turma é de maternal e não são alfabetizados ainda, adotamos um bonequinho para identificar cada criança. Nos primeiros dias do ano levamos as imagens de alguns monstrinhos e cada um escolheu o amiguinho que seria sua identificação durante o ano. 


          Esta identificação é usada no local onde se colocam as mochilas, no armário de materiais e na chamadinha. As educadoras, Cleide e Gabriele, também tem o seu identificador. Descobrimos recentemente que as crianças memorizaram não só o seu monstrinho, mas também conseguem identificar o monstrinho de cada colega da turma. Então usamos isto para leva-los a pronunciar o nome dos colegas. A aluna A é uma das crianças que sabe identificar as plaquinhas dos colegas.




Piaget explicaria que ela a aluna A está construindo seu conhecimento, que está adquirindo experiência em cada estágio do desenvolvimento, sendo que ela está no pré-operatório.


Vygotsky colocaria que a aluna A está valendo-se da interação com outras pessoas para aprender a falar, pois muitas palavras ela tenta imitar a forma como o adulto, mediador, fala. A professora, por exemplo, é chamada de profe em sala de aula e aluna A chama de côpi. Ela está imitando o que os colegas falam, o que ela ouve no seu meio de convivência, aprendendo de fora pra dentro, como defende Vygotsky.







Estudo baseado no texto Pensamento e Linguagem, de Adrián Montoya, juntamente com lâminas sobre Vigotsky, disponibilizados no Moodle para estudos das semanas 8 e 9 de Linguagem.

Imagens e vídeo de acervo pessoal Cleide.