Mostrando postagens com marcador Tipos de conhecimento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Tipos de conhecimento. Mostrar todas as postagens

domingo, 10 de junho de 2018



PIAGET x VIGOTSKY




Fazendo um comparativo entre Piaget e Vigotsky, através dos textos estudados*, sob o ponto de vista da construção do conhecimento e aquisição da linguagem concluo que:

Piaget é um psicólogo, cognitivista construtivista. Ele entende que a aprendizagem e a aquisição da linguagem vem de uma inteligência completa, isto é, a criança tem que se desenvolver completamente para que ela consiga adquirir a linguagem. Isto também leva em consideração a interação da criança com o meio e com o objeto, com a cultura.

Piaget divide essa aquisição em alguns estágios: sensório-motor, pré-operatório, pré-operatório concreto e operatório formal.

Vigotsky também foi um psicólogo, a teoria dele é o interacionismo social. Ele diz que a aprendizagem e a aquisição da linguagem vem pelo meio e que precisa da interação de outra pessoa. Logo precisa de pelo menos duas pessoas para a criança aprender a falar, porque além do meio será preciso que alguém direcione, que seja um mediador dessa aprendi agem. Alguns estudos indicam que a criança aprende mais com a atenção voltada para ela do que pela linguagem em que ela está inserida.

Vigotsky coloca que o meio mediado por uma pessoa vai alterar a experiência de aprendizagem. Ele fala na Zona de Desenvolvimento Proximal que é a distância entre o meu desenvolvimento real, onde eu consigo aplicar sozinha o que eu já sei, e o meu desenvolvimento potencial que é aquilo que eu consigo realizar com a mediação de outra pessoa. Por exemplo, um mediador me ensinar a formar frases com palavras que eu já conheço.


Piaget coloca que a aprendizagem se dá de dentro pra fora, que vai se adquirindo experiência em cada estágio do desenvolvimento e aí se dá o aprendizado.

Vigotsky diz que a aprendizagem se dá de fora pra dentro, as experiências vão formar o sujeito falante ativo.



* Pensamento e Linguagem, de Adrián Montoya, juntamente com lâminas sobre Vigotsky, disponibilizados no Moodle para estudos das semanas 8 e 9 de Linguagem.



segunda-feira, 23 de novembro de 2015


TIPOS DE CONHECIMENTO 



Pensando sobre os quatro tipos de conhecimento estudado na interdisciplina de Fundamentos da Educação relembrei e resolvi detalhar o "Adote um escritor". É um projeto literário organizado pela Secretaria de Educação da Pref Mun de Porto Alegre, onde um escritor ou ilustrador visita a escola em uma data pré-definida, pra trabalhar o livro junto com as crianças. Antes desta data, em sala, "esmiuçamos" o livro escolhido juntamente com nossos pequenos.
Trouxe o exemplo do livro "A almofada que não dava tchau", do autor Celso Gutfreind. A ilustradora Elma foi quem fez-nos a visita. O livro conta a história de uma almofada que adorava dar oi. Mas não gostava de ter de se separar das almofadas que ela amava. Queria ficar sempre juntinho, por isso não dava tchau de jeito nenhum.  'A almofada que não dava tchau' é uma história que fala de alguém, igual a tantas crianças, que não gosta de despedidas, como por exemplo deixar a mamãe ir embora e ficar na escola.
Como trabalhamos o tema numa sala de Berçário 1, com bebês de 1 aninho, abordamos os conhecimentos assim:
Social - enriquecimento da aquisição da linguagem, tão importante nesta faixa etária, repetindo as palavras chave do livro, de seus personagens.
Físico - confeccionamos uma almofada para cada personagem, onde cada um tinha suas características, tamanhos e vestimentas. Crianças as manuseavam e exploravam.
Motor - outro grande aprendizado desta faixa etária é o aprender a andar. Então ficávamos mostrando as almofadas e chamando-os a vir buscá-las, dando assim os primeiros passinhos.
Lógico - A manipulação do livro, depois das várias atividades que tivemos com as personagens almofadas, mostrou que eles fizeram a relação lógica. Pelas suas carinhas e gestos via-se que eles identificavam que aquele livro falava nas "suas" almofadas. Fizeram a relação direitinho. Foi muito legal, muito enriquecedor !