Mostrando postagens com marcador Livro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Livro. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 28 de maio de 2018

INTERDISCIPLINARIDADE

Atividade didática integrando diferentes áreas do conhecimento, 
com base no livro Beleléu e a Cores, do autor Patrício Dugani, onde exploramos:

Arte - exploração e reconhecimento das cores através de pinturas. 



Coordenação Motora Ampla: Equilíbrio ao mesmo tempo em que identifica e nomeia as cores.




Expressão: Foi construído coletivamente o boneco Beleléu. Eu fiz o corpo de pano e eles ajudaram enchendo o corpinho de fibra e o fechamos juntos. A partir de agora o Beleléu visitará a casa de cada criança, semanalmente, e a família registrará a experiência em um diário que o acompanhará o personagem juntamente com o livro trabalhado.


O projeto Beleléu surgiu com o objetivo de, através de técnicas diferentes, utilizando materiais diversos, despertar nas crianças o interesse e incentivar sua curiosidade e criatividade, trabalhar a linguagem oral, aumentar o vocabulário e as formas de compreender a realidade.



domingo, 28 de maio de 2017

Os medos das crianças

          Estive pesquisando sobre os medos das crianças e foi uma grata satisfação encontrar literatura infantil apropriada a este assunto.
                 Como eu já havia citado em postagem anterior, estou estudando sobre o medo na interdisciplina de Psicologia da vida adulta e achei pertinente tratar aqui sobre o medo na infância também.
              Trago aqui então sugestões de livros infantis que tratam sobre os medos que as crianças tem. Estes livros vão nos ajudar a tratar sobre o assunto de forma lúdica e leve.









E por fim livros que sugerem uma solução para os medos:


 



Referências: imagens pesquisadas no google.com.br





       

terça-feira, 26 de abril de 2016


Teatro com as crianças


Iniciamos novo semestre de estudos no PEAD e assim novos aprendizados.
Uma das interdisciplinas que trabalharemos será Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem. Ah, os livros! Que riqueza de conhecimentos e emoções nos trazem!

Antes mesmo de iniciar as atividades desta disciplina, desenvolvi com alguns alunos um teatro sobre a história de Moisés, um personagem do maior livro que existe - a Bíblia.
Esta história foi estudada e produzida no mês de fevereiro/2016. Como ela foi apresentada em capítulos, os atores mirins se alternam nos personagens.

Trago então aqui para este blog o registro deste teatro, que foi feito com tanto carinho pelas crianças, que desde cedo vem compreendendo a riqueza das histórias!























































Local em que foi apresentado: IASD Belém Novo
Figurino: Lorena Brandão da Costa e Cleide Jacqueline Brandão
Data: Fevereiro de 2016
Fonte: Bíblia - Êxodo