Mostrando postagens com marcador Higiene. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Higiene. Mostrar todas as postagens

domingo, 2 de julho de 2017

Higiene e Saúde




                   Continuando o Projeto de Aprendizagem Higiene partimos para o Plano de Ação. Nesta etapa há a elaboração de atividades que ajudem a esclarecer as dúvidas provisórias das crianças. Na prática tivemos as atividades de cuidados pessoais, que já fazem parte da rotina da turma, de forma mais dirigida, comentada com as crianças, com calma e detalhamento, que foram: 

Higiene das mãos.

Uso do babador para o momento da alimentação.

Escovação dos dentinhos.


Trocas de fraldas

               Por fim, passamos ao Relatório Final. É o momento em que fazemos um levantamento do que foi feito e dos resultados. Nesta idade o retorno que temos das crianças nem sempre é imediato. Alguns já demonstraram entender os cuidados que devem ter com seu corpo e outros o farão com o passar do tempo, no dia-a-dia. O cuidado com a higiene faz bem à saúde e ao bem-estar dos nossos pequenos. Foi muito satisfatório participar deste projeto!

domingo, 28 de maio de 2017

CERTEZAS E DÚVIDAS


        Esta postagem dá prosseguimento ao PA (Projeto de Aprendizagem) Higiene e Saúde.

      Por se tratar de uma turma de berçário, onde a maioria ainda não sabe falar, resolvi fazer o levantamento de certezas e dúvidas em etapas.
     
         Inicialmente coletei deles informações sobre a higiene para o momento das refeições.

Ao entrar na sala para preparação para o almoço, em vez de ir direto lavar as mãozinhas, todos eles colocaram os babeiros e perguntei o que iríamos fazer. Eles responderam que iriam "papá". A colocação dos babeiros indica pra elas que é hora da alimentação. Então perguntei o que tínhamos que fazer antes de comer e eles apontaram pra pia e alguns falaram "lavar mão".




          Passamos então para a higiene bucal através da escovação dos dentinhos. Este é o mascote da escovação. Levei este lobinho para as crianças verem de forma aumentada os dentes e como cuidar deles. A terceira foto mostra um dente careado. Mostrei às crianças que o dente fica doente quando não é escovado (foto 3).


       

          Por fim o assunto trocas de fraldas e uso do banheiro. Na educação infantil e especialmente nos berçários cuida-se ao educar e educa-se ao cuidar. No cuidar dos pequenos transmitimos valores sobre os cuidados consigo mesmo e com o outro. Sem falar que os momentos de trocas de fraldas são momentos de conversa e trocas afetivas entre o educador e a criança. Ainda não presenciei, até hoje, um educador fazer uma troca de fraldas sem olhar para a criança, sem conversar com ela. Neste ato vamos explicando o que estamos fazendo e eles apreciam esta atenção.  

        
Então, com base nas vivências domésticas e na rotina escolar, 
as certezas da turma até o momento são:
  • Para se alimentar as mãos precisam estar limpas.
  • Não dá pra misturar sujeira com comida.
  • É preciso escovar os dentes.
  • Dente sujo fica com bichinho, fica doente.
  • Quando a fralda está molhada tem que trocar.
  • Quando a professora leva no trocador ou no vasinho é porque vou ser limpo.
  • Quando é cocô tem mau cheiro.
Dúvidas provisórias da turma:
  • Comer sujeira faz doer a barriga?
  • Pode colocar terra na boca, quando estão brincando no pátio?
  • Porque a sujeira estraga o dente, provocando cárie (doença)?
  • Como saber se o que eu estou sentindo é vontade de ir no banheiro?
  • Quando vou usar o vasinho como meus coleguinhas maiores?



     

Mapeamento da turma 


              Estamos trabalhando em grupo no Projeto de Aprendizagem Higiene e Saúde.
       
           Nosso grupo é heterogêneo pois somos educadoras em turmas de terceiro e quinto anos e Berçário.
         Quando iniciamos este projeto, em um primeiro momento fiquei me questionando como desenvolveria meu trabalho com uma turma de Berçário. Atualmente trabalho com uma turma de Berçário 2, que tem 16 crianças com idades entre 1 ano e 1 ano 11 meses, sendo 10 meninas e 6 meninos. 
           O trabalho permeará os cuidados básicos de higiene, como banho, limpeza das mãos e rosto, escovação dos dentinhos e trocas de fraldas/desfralde. 
              Por tratar-se de uma turma de crianças  bem pequenas, não trabalho sozinha em sala. Compartilho minhas ações com duas colegas, por esse motivo estou citando as ações na terceira pessoa, pois a ação foi coletiva.                    
             A realidade social das famílias que compõem esta turma é heterogênea, pois tem crianças bem cuidadas e limpinhas e outras que nem banheiro dispõe. A maioria vive em situação de vulnerabilidade, em casas de assentamentos, onde raramente se consegue tomar um banho, especialmente os menores em temperatura fria. No início do ano, enquanto ainda estava calor, nós (educadoras da sala) dávamos banho na sala, pois víamos a maior necessidade de algumas crianças. 
               A turma demonstrou interesse na escovação, levando-nos a crer que ainda não tinham escovado os dentinhos em casa. Usamos como recurso um boneco de papelão, com seus lindos dentões bem visíveis, para as crianças tocarem.
                  A higiene das mãos e rosto já é bem conhecida deles, pois desde o Berçário I isto é bem trabalhado e reforçado, especialmente antes de cada refeição.
                  Parte da turma faz uso de fraldas e alguns estão começando o desfralde. Tanto as trocas quanto o uso do vaso sanitário são realizadas no mesmo banheiro, que fica dentro da sala. Então aqueles que estão sendo higienizados no trocador veem os que estão usando o vasinho e demonstram entender e querer usar o vaso também. Entendem que precisam ficar limpinhos, que é importante e necessário para o bem-estar deles.
                  Este é a primeira etapa deste PA (Projeto de Aprendizagem)