Mostrando postagens com marcador Estágio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Estágio. Mostrar todas as postagens

domingo, 30 de junho de 2019

TCC



Refletindo sobre as postagens realizadas aqui no blog, do decorrer desta graduação, deparei-me com estas questões sobre a relação teoria e prática: 

http://eadcleideufrgs.blogspot.com/2018_06_21_archive.html


http://eadcleideufrgs.blogspot.com/2018/12/projeto-do-estagio-supervisionado.html

No TCC se faz a relação da teoria estudada com a prática do estágio de forma intensa e significativa. Deixo então aqui registrado reflexões sobre meu Trabalho de Conclusão de Curso, que coroa e reflete toda a trajetória de estudos da Pedagogia:

 1. INTRODUÇÃO
 O presente artigo trouxe como tema as contribuições da contação de histórias e busca apresentar como estas narrativas têm sido utilizadas como recurso de ensino e aprendizagem para as crianças de educação infantil. Objetiva-se discutir de que forma contribuem para o desenvolvimento de alunos da educação infantil, em especial para as turmas de maternal II. Para tanto, buscou-se responder a seguinte questão: Como a contação de histórias pode contribuir para as aprendizagens das crianças da turma de maternal II?
Como objetivos gerais busca-se identificar os benefícios da aplicação da contação de histórias, para crianças de uma turma de maternal II e fazer a distinção entre desenvolvimento e aprendizagem à luz de Piaget e relacionar os conteúdos necessários para a Educação Infantil de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.
O referencial teórico baseia-se nos autores que desenvolvem a importância de ler e contar histórias para as crianças como Bruno Bettelheim, autor de A psicanálise dos contos de Fadas e Fanny Abramovich, em Literatura Infantil: gostosuras e bobices. Também foi estudado Levi Vygotsky, com A formação social da mente.
A pesquisa desenvolvida é a qualitativa na forma de Estudo de Caso, onde foram observadas as crianças e a turma do maternal II com um todo. Foram oferecidas histórias e atividades relacionadas a elas, para assim verificar no contexto real, do dia a dia escolar das crianças, suas reações e respostas aos assuntos abordados.
 As atividades práticas do estágio obrigatório têm seus desdobramentos a partir dos livros que embasaram o projeto, que é a série de livros  O Beleléu juntamente com livros de histórias infantis da biblioteca da escola, a saber, O Mundinho, O cabelo do Lelê, O dono da bola, Rita não grita, Os três porquinhos e Chapeuzinho Vermelho. Partindo daí, as atividades realizadas e observadas neste trabalho serão desenvolvidas no capítulo 4, da apresentação e análise dos dados.
A reflexão sobre a importância da contação de histórias na educação infantil levou ao levantamento do tema desta pesquisa. Assim sendo, o próximo capítulo versará sobre o problema desta pesquisa e seus desdobramentos.

2          LEVANTANDO O PROBLEMA DE PESQUISA E OBJETIVOS
Ao ouvir-se a expressão contação de histórias quase sempre é possível recordar-se da mãe, de uma avó, de pessoas próximas, que contavam histórias. Essa herança literária é transmitida desde os tempos remotos, de memória em memória, de boca em boca. Nossos antepassados contavam fatos, para informar seus filhos e transmitir para as futuras gerações informações sobre a família, a cultura do seu povo e suas crenças. A aprendizagem e a troca de saberes por meio da oralidade acompanham a humanidade, como destaca a citação abaixo.
Todos nós temos necessidades de contar aquilo que vivenciamos, sentimos, pensamos, sonhamos… Dessa necessidade humana surgiu a Literatura: do desejo de ouvir e contar para, através desta prática, compartilhar. Contadas em verso ou em prosa, as histórias permitiram que a humanidade passasse, de geração a geração, sua História - seus feitos, suas decepções, seus amores, seus sonhos, seus temores, suas esperanças… (KAERCHER, 1998, p. 69)

A turma de maternal II, onde foi desenvolvido o estágio obrigatório desta graduação de Pedagogia, já era conhecida pois já havia trabalhado na turma no primeiro semestre de 2018. A prática da contação de histórias era bem aceita pelas crianças e ao observar suas reações às narrativas foi percebido que a contação de história poderia auxiliar no desenvolvimento dos conteúdos e a acreditar que poderia ser um recurso potencializador da aprendizagem.
Então, a partir das experiências do estágio, foi experimentado esse aproveitamento juntamente com a interdisciplinaridade, que foi a exploração de várias habilidades partindo do recurso inicial da contação de histórias infantis. Partindo de uma história pode-se percorrer as áreas de arte, expressão corporal, linguagem e noções matemáticas. A escola municipal em que o estágio foi desenvolvido tem 180 crianças, distribuídas em 8 turmas, que vão do Berçário ao Jardim B. A turma de atuação do estágio foi a de Maternal II.
Com base no livro O Beleléu, do autor Patrício Dugnani, surgiu uma gama de possibilidades de atividades e áreas a serem desenvolvidas com a turma. Foi apresentado, através destes livros, as cores, os formatos e os números.
A prática da contação de histórias é um excelente recurso pedagógico, capaz de promover e enriquecer a aprendizagem, constituindo-se numa proposta interdisciplinar que permite a interação de todos as áreas de conhecimento. Vale ressaltar que na educação infantil os aprendizados se dão por eixos, como artes visuais, linguagem, natureza e sociedade, matemática, música e movimento. Diversas histórias quando bem escolhidas e planejadas permitem explorar integralmente todas essas áreas, de modo a favorecer a formação integral da criança. (MITTMANN, 2010, p. 34)

A partir deste desenvolvimento, envolvendo especificamente e inicialmente os livros de história, este trabalho de conclusão traz o tema a contação de histórias na educação infantil e como desdobramento surge a questão central que é:
Como a contação de histórias contribuiu nas aprendizagens de uma turma de Maternal II?

2.1      OBJETIVOS
Este capítulo apresentará o objetivo geral da pesquisa e os objetivos específicos que se constituem em subdivisões necessárias para a compreensão deste trabalho.

2.1.1 OBJETIVO GERAL
Compreender como a contação de histórias contribui nas aprendizagens de uma turma de maternal II.

2.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Foram definidos como objetivos específicos:
a)        Compreender como a contação de histórias no contexto educacional, contribuiu ou não para as aprendizagens das crianças do maternal II;
b)        Caracterizar desenvolvimento e aprendizagem segundo Piaget;

c)         Identificar como a BNCC contempla a Educação Infantil.

A partir da questão centralizadora da pesquisa e dos objetivos traçados, foi então desenvolvido o REFERENCIAL TEÓRICO, foi explicitada a Metodologia usada, foram descritos os dados coletados e a análise feita sobre eles e a conclusão.


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019



INTERDISCIPLINARIDADE  x LITERATURA



           
A nona revisita às minhas postagens referem-se a três postagens sobre a matemática, publicadas em 18/12/2016 e podem ser encontradas em Operações Aritméticas, Objetos digitais na matemática e Classificação e seriação.
            Na ocasião destas postagens estava cursando a disciplina de Representação do Mundo pela Matemática. Fomos desafiados pelos professores a apresentar atividades que explorassem a noção matemática com a turma na qual estávamos trabalhando. Na época minha turma era de Berçário e inicialmente me senti assustada com a proposta. Ao aprofundar meus estudos e pesquisar um pouco, descobri que é sim possível trabalhar a noção de quantidades, a seriação e agrupamentos e até mesmo usar brincadeiras digitais nos celulares envolvendo esta temática.
            Nos últimos meses realizei meu estágio obrigatório supervisionado e neste momento descobri que a matemática, a ciência e outras áreas do conhecimento também podem ser despertadas a partir da literatura e da contação de histórias. Meu projeto de estágio foi sobre a interdisciplinaridade e para isso usei uma série de Livros do Beleléu, do autor Patrício Dugani. A partir das histórias do Beleléu um leque de possibilidades se abriram e uma das atividades que eu desenvolvi com a turma foi em relação aos números.





          Segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998),

A oferta permanente de atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço proporciona às crianças a oportunidade de participar de momentos de aprendizagens diferenciadas, pois a cada dia vivenciam novidades e experienciam novas aprendizagens por meio de cantos, desenhos, músicas, pinturas, leituras de livros, modelagens e jogos (RCNEI, 1998, p. 27).

          Foi muito bom constatar que as atividades e estudos que eu desenvolvi lá no meio do curso vem de encontro ao que estou vivendo agora no estágio. A prática abraçou a teoria neste caso!


Mais algumas postagens minhas que relacionam-se ao assunto da interdisciplinaridade:


terça-feira, 25 de dezembro de 2018

PROJETO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 

CLEIDE JACQUELINE BRANDÃO


Deixo aqui registrado meu projeto de estágio de 180 horas práticas.



Introdução
Eu, Cleide, inicio meu estágio prático obrigatório na Educação Infantil, numa turma de maternal 2, cheia de energia e desafios. Vou dar continuidade ao trabalho que já vinha desenvolvendo com a turma, explorando a interdisciplinaridade, através do projeto “Beleléu”.
           A partir deste projeto, que é baseado no livro de mesmo nome, do autor Patrício Dugani, busco explorar conhecimentos de diversas áreas, como linguagem, literatura, noções matemáticas, socialização, artes e expressão.

Princípios orientadores
A concepção teórica que norteará minha prática pedagógica será a teoria epistemológica construtivista.
O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo.
O método construtivista enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. E é este tipo de ação que quero vivenciar com minha turma.


Justificativa da proposta de trabalho
No início do ano a turma apresentava pouco interesse em guardar os brinquedos. O projeto Beleléu surgiu com o objetivo de despertar nas crianças o hábito de guardar os brinquedos e manter a sala organizada além de incentivar a curiosidade e a criatividade, trazendo novas formas de compreender e lidar com a realidade.
Em seguida ficou claro que esta série de livros do Beleléu abria possibilidade para trabalhar múltiplas áreas, usando técnicas diferentes e materiais diversos, de forma lúdica e prazerosa.
Considerarei também minhas observações nas teorias de Vigotski, na pedagogia relacional, facilitando um aprendizado lúdico e prazeroso.

Objetivo pessoal
Colocar em prática as teorias estudadas no PEAD ao longo destes anos e qualificar minha prática pedagógica.
Aprimorar meu uso das tecnologias, para facilitar o trabalho e registrar a caminhada deste estágio.
Me aproximar das colegas de estágio do meu curso e trocarmos experiências.
Obter mais conhecimentos que possam me auxiliar na escrita do meu TCC.

Objetivos gerais
Ajudar esta turma tão carente a ter acesso a materiais e oportunidades que não teriam fora do contexto escolar. Talvez em casa não tivessem esta oportunidade. Disponibilizar à turma materiais e oportunidades de experimentar. Observarei Paulo Freire quando fala dos “centros de interesse”, onde os alunos tornam suas aprendizagens mais significativas quando estão trabalhando assuntos que realmente lhes interessa.

Objetivos específicos
Explorar diversas áreas do conhecimento, como literatura, artes, raciocínio lógico, noções matemáticas e vocabulário.
Desenvolver a linguagem, socialização, expressão e criatividade.
Fortalecer o relacionamento entre os colegas.
Facilitar e apresentar formas de compreender e lidar com a realidade.
Observar de forma atenta as necessidades da turma, adequando meu planejamento se for necessário, a fim de que tenham o melhor proveito possível.
Crescer pessoalmento nos meus conhecimento teóricos, revisitando meus estudos do curso para ter embasamento e alicerce.

Avaliação
A estratégia avaliativa na turma do maternal se dará através da observação e registro.
Registro de como foi cada atividade, para verificar se estão sendo adequadas as atividades planejadas e assim qualificar as intervenções pedagógicas.
Criar um banco de dados em fotos e vídeos do período do estágio, para que as crianças se observem, se sintam parte deste processo.
Este banco de dados também me dará a oportunidade de enxergar como foi o decorrer do estágio, se houve crescimento no meu conhecimento e como este crescimento se deu.
Minha avaliação se dará através dos registros no Pbworks, da supervisão da minha orientadora, professora Luciane Corte Real e do acompanhamento diário da equipe diretiva da minha escola.

Cronograma geral do período de estágio

PRIMEIRA SEMANA     De 08 a 11/10/18 - 4 dias úteis = 20 horas. Como nesta semana tem feriado do dia crianças, fazer 5 horas cada dia para compensar o dia 12/10.
SEGUNDA SEMANA    De 16 a 19/10/18 - 4 dias úteis  = 20 horas. Como nesta semana tem feriado do dia dos professores, fazer 5 horas cada dia para compensar o dia 15/10.
TERCEIRA SEMANA     De 22 a 26/10/18 - 5 dias úteis = 20 horas
QUARTA SEMANA     De 29/10/18 a 01/11/18  - 4 dias úteis = 20 horas. Como nesta semana tem feriado de finados, fazer 5 horas cada dia para compensar o dia 02/11.
QUINTA SEMANA     De 05 a 09/11/18 - 5 dias úteis = 20 horas
SEXTA SEMANA     12, 19, 20, 21 e 23/11/18  - 5 dias úteis = 20 horas
SÉTIMA SEMANA     De 26 a 30/11/18 - 5 dias úteis = 20 horas
OITAVA SEMANA     De 03 a 07/12/18 - 5 dias úteis = 20 horas 
NONA SEMANA        De 10 a 14/12/18 - 5 dias úteis = 20 horas 
Total de 180 horas

Referências 
Textos estudados durante os eixos I ao VII, pesquisas no ambiente virtual, experiências diárias da prática pedagógica, dentre outros.