Mostrando postagens com marcador Diversidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Diversidade. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

UMA FORMA DIFERENTE DE VER O MUNDO


    Vídeo excepcional sobre o ser diferente, o ter uma deficiência, sobre uma forma diferente de ver o mundo. Esta foi uma das temáticas estudadas no semestre 2017/2. Este vídeo me emocionou e mais uma vez me pôs a pensar como educadora. Estou tendo paciência com meu aluno diferente? Ou suas posturas me irritam e desejo fervorosamente que ele fosse como todos os outros da minha sala, como se este fosse o único jeito certo de se viver?


      

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

DIVERSIDADE NA ESCOLA


Somos uma sociedade e uma escola de pessoas diferentes. 
Temos unidade na diversidade quando nos respeitamos e nos aceitamos como somos!

    Relato de atividade realizada em aula. A turma do Jardim B conversou e refletiu 
sobre o respeito ao próximo. Construíram coletivamente cartazes para expressar o sentimento da turma ao final deste diálogo: não somos obrigados a aceitar qualquer tipo de preconceito, maltrato ou discriminação!


Eu não sou obrigada...




A culminância foi uma caminhada pela escola e visita a cada turma. 




...a democratização das relações sociais , como um modo de vida, como vínculo produtivo entre sociedade civil e Estado, mas também como relações horizontais entre os cidadãos, são condições importantes para o desenvolvimento de uma cultura de efetivação dos direitos humanos, como possibilidade de um bem viver”.



Agradecimento: À professora titular da turma Adriana Nunes ! 

Referências: 

GENRO, Maria Elly Herz ; CAREGNATO, Célia Elizabete. Educação na e para a diversidade: nexos necessários. 

Imagens acervo pessoal.