Mostrando postagens com marcador Aprendizagem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Aprendizagem. Mostrar todas as postagens

domingo, 30 de junho de 2019

PROJETOS DE APRENDIZAGEM


          Em 2017 foi a minha primeira experiência com Projetos de Aprendizagem, desenvolvida na interdisciplina de Seminário Integrador, sob a orientação da professora Cintia Inês Boll. A partir daí passei a fazer uso deste método de ensino, que se mostrou muito proveitoso na minha prática pedagógica. 

          Nesta ocasião, desenvolvemos um Projeto de Aprendizagem em grupo, que pode ser acessado através dos registros feitos aqui no blog:


http://eadcleideufrgs.blogspot.com/2017/05/mapeamento-da-turma-estamostrabalhando.html

http://eadcleideufrgs.blogspot.com/2017/05/certezas-e-duvidas-estapostagem-da.html

          No período do estágio obrigatório supervisionado, também fiz uso deste recurso, aplicando o Projeto Beleléu. Este projeto tem natureza interdisciplinar, uma vez que, partindo da literatura e dos livros da série Beleléu, do autor Patrício Dugnani, surgiu uma gama de possibilidades e áreas a serem desenvolvidas com a turma. Foi apresentado, a partir dos livros, as cores, os formatos e os números. 

Deixo, então, aqui registrado, meu projeto de estágio desenvolvido em 2018/2:

https://eadcleideufrgs.blogspot.com/2018/12/projeto-do-estagio-supervisionado.html










DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM




          Refletindo sobre as postagens realizadas em 2017¹/², sobre os estágios de devenvolvimento, nas fases de desenvolvimento cognitivo, e sobre a aprendizagem à luz de Piaget, constatei que estes estudos vinham de encontro ao que estou pesquisando no meu TCC.
           No meu trabalho de conclusão, dediquei um dos capítulos do embasamento teórico, para o estudo dos conceitos de Desenvolvimento e Aprendizagem.
          É importante esclarecer que, para Piaget, desenvolvimento e aprendizagem não são a mesma coisa. O desenvolvimento é uma ação espontânea, enquanto a aprendizagem é uma reação provocada por uma situação nova, um conteúdo didático novo ou uma experiência externa.
Na teoria piagetiana o desenvolvimento está ligado ao processo global do ser humano. É um processo espontâneo que tem relação com todas as estruturas do corpo biológico e neurológico.  Para compreender esse processo de desenvolvimento, é preciso conhecer os estádios de desenvolvimento, que são, sensório motor, pré-operatório, operatório e operações formais. Os sujeitos desta pesquisa, da turma de maternal II, estão no estádio pré-operatório. Estes estádios acontecem desde o nascimento da criança e não se limita às idades e sim a uma sequência lógica, acontecem um após o outro. Assim como no nosso corpo as aptidões são adquiridas em etapas, como se sentar, engatinhar, caminhar e correr, assim também com nosso cérebro.      
Em seu livro Desenvolvimento e Aprendizagem (1972) Piaget define que o desenvolvimento é um processo ligado ao desenvolvimento do corpo e das funções mentais. Ele considera que o desenvolvimento não é determinado pelos estímulos e sim pela organização estrutural de cada um.
Para receber a informação ela deve ter uma estrutura que a capacite a assimilar essa informação. Essa é a razão por que não se pode ensinar alta matemática a uma criança de cinco anos. Ela não tem a estrutura que a capacite a entender. (PIAGET, 1972, P. 4)


        Assim, o desenvolvimento serve de lastro para a aquisição da aprendizagem, ela depende do desenvolvimento. Assim, aprender é um processo que se dá por meio da assimilação e equilibração. O corpo, a mente, as características biológicas, sempre buscam a equilibração.  Quando a pessoa tem contato com algo que ainda não conhece, isso a desestabiliza. Para voltar a se equilibrar o corpo vai precisar assimilar e acomodar esse novo objeto, nova situação. Fazendo uso das estruturas que a pessoa já tem, ela acolhe o novo, organiza as novas informações, assimila e acomoda. No final deste processo ela recobrou o equilíbrio, e assim, houve aprendizagem.

          Um exemplo disso é a aprendizagem das operações matemáticas. A criança começa sendo apresentada aos números. Em seguida, ela consegue entender que cada número representa não só uma expressão gráfica, mas uma quantidade. Mais adiante a criança aprende que juntando as quantidades ela tem a soma. Depois de entender a soma ela tem condições de entender a subtração e assim sucessivamente. Não teria como aprender se pulasse alguma dessas etapas. Cada etapa serve de lastro para a próxima, são as estruturas que tornarão possível o processo de aprendizagem.      





¹ http://eadcleideufrgs.blogspot.com/2017/12/aprendizagem-naprimeira-aula-de.html

² http://eadcleideufrgs.blogspot.com/2017/12/estadios-de-desenvolvimento-embora.html

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

APRENDIZAGEM


          Na primeira aula de Psicologia II deste semestre foi-nos perguntado o que é aprendizagem. Devíamos responder sem consulta, sem estudo prévio. Na ocasião eu respondi que aprendizagem é tomar conhecimento do que antes não sabia. É dar-se conta de coisas novas. É ir juntando peças e formando um novo conceito, mais abrangente.
          É muito interessante e desafiante buscar entender como surge o conhecimento humano. Ao nascer somos totalmente dependentes para tudo. Assim como no nosso corpo as aptidões são adquiridas em etapas (sentar, engatinhar, caminhar, correr) assim também acontece no nosso cérebro. O conhecimento é construído aos poucos, sem pular etapas.
          Na psicologia do desenvolvimento, para Piaget a ação da criança é determinante. Brincar, comer, imitar, defender seu ponto de vista, etc. Se uma criança está, por exemplo, brincando, acontece algo no meio que é novo e isso desacomoda as suas certezas. Com a nova informação junto com o que ela já sabia há um novo conhecimento, construído aí, mais completo que o anterior. Quando a criança acabou de se equilibrar o cérebro ficou ampliado e com essa ampliação ele vê coisas que não via antes. E aí vendo coisas novas acontecem novas desacomodações e novo equilíbrio e assim sucessivamente. Resumindo: cada nova conduta vai restabelecer o equilíbrio e construir um equilíbrio ainda mais estável do que o anterior.
          




terça-feira, 16 de agosto de 2016

APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS JOGOS


Estágios básicos do desenvolvimento cognitivo, segundo Jean Piaget.
Período sensório- motor de zero a dois anos
É a fase de processo inicial de aquisição da inteligência. A inteligência trabalha através das percepções e das ações através dos deslocamentos do próprio corpo. É uma inteligência iminentemente prática. A criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que o rodeiam. Nesse estágio o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas.
Exemplos de jogos desta fase: jogar objetos no chão e esperar recebê-lo de volta, colocar tudo à boca para reconhecer, dançar, bater palmas.


Período pré- operatório de dois a sete anos
Neste estagio a criança já não depende unicamente de suas sensações, de seus movimentos, mas já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa (o objeto ausente). Explora melhor o ambiente, fazendo uso de mais e mais sofisticados movimentos e percepções intuitivas. É a época dos jogos simbólicos.
Exemplos de jogos desta fase: brincar de casinha, mamãe e filhinho, de dirigir carros.



Período operatório- concreto dos sete aos doze anos
Nesta fase a criança atinge o uso das operações completamente lógicas pela primeira vez. O pensamento deixa de ser dominado pelas percepções e a criança torna-se capaz de resolver problemas que existem ou existiram em sua experiência. Agora a criança é capaz de construir um conhecimento mais compatível com o mundo que a rodeia. O real e o imaginário já não se misturam em sua percepção.

Exemplos de jogos desta fase: jogos de perguntas e respostas, eletrônicos, de tabuleiro.



Créditos das imagens: em marca dágua e expressos nas próprias imagens.