Mostrando postagens com marcador Tempo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Tempo. Mostrar todas as postagens

domingo, 31 de março de 2019

INSTANTANEIDADE


A instantaneidade é uma característica clara de nossa sociedade atual. 
Tomando como exemplo os meios de transporte temos que, no passado, os reis e barões podiam viajar mais confortavelmente do que seus súditos, mas não mais depressa que eles. Com o advento do vapor e do motor a explosão, algumas pessoas podiam chegar onde pretendiam antes de outras. A modernidade inaugurou a ideia de que “quanto maior, melhor”. Tamanho significava poder. Volume significava sucesso. 
Tudo isso mudou, no entanto, com o surgimento do capitalismo e o desenvolvimento da tecnologia. Por isso “tempo é dinheiro” na pós-modernidade. A era do hardware, de máquinas grandes e pesadas, foi substituída pela leveza do software. Os processadores lentos dão lugar a pequenas unidades que gerenciam a informação instantaneamente. O espaço foi perdendo seu valor estratégico por que já pode ser alcançado em tempo mínimo. Os lugares são destituídos de valor na medida em que pouco ou nenhum tempo precisa ser investido para alcançá-los.
A vida cotidiana assume também essa nova instantaneidade. Essa busca pelo resultado rápido, instantâneo estamos vivendo agora na conclusão desta graduação. É o último semestre e a produção do TCC está em andamento. E eu, como muitas colegas, tenho o desejo de que tudo se resolva rapidamente. Que os conteúdos sejam logo concluídos, que TCC fique logo pronto, que a formatura seja maravilhosa e em curto espaço de tempo. Porque assim que tivermos nosso diploma na mão temos uma nova etapa, que é o mercado de trabalho. Trabalhar é preciso e é o que almejamos.
Pensando nessa questão do tempo, lembrei de uma postagem que fiz aqui neste blog, em 2016. Chama-se TIC TAC e traz como as crianças entendem a passagem do tempo e interagem com ele e pode ser acessada em TIC TAC.



sexta-feira, 30 de dezembro de 2016


TIC TAC

           Explicar o que é o tempo não é tarefa simples.
          Para os adultos, noção de passado, presente e futuro pode parecer fácil, mas esses conceitos abstratos são um desafio para as crianças. Então, como trabalhar esse conhecimento com as crianças, especialmente na educação infantil?
          O conceito de passagem de tempo é algo difícil para as crianças pequenas entenderem e isso ocorre porque elas ainda não tiveram muitas experiências em suas vidas para poder medir corretamente o tempo. À sua maneira elas vão construindo concepções a respeito do assunto e vão adquirindo noção de tempo cronológico e as implicações da passagem dos anos.
          Meu filho de 7 anos está começando a construir suas noções com base nos acontecimentos que lhe são familiares. Ele sabe, por exemplo, que o aniversário dele é bem pertinho do Natal (21/12) e que isto é depois que as aulas terminam, perto das férias. Sabe também que a semana termina no sábado, pois este é um dia diferente, quando vamos à igreja, quando não tem aula.
          Os alunos que já passaram por mim na turma de berçário 1 e agora estão nas turmas de maternal e jardim demonstram a concepção de passado quando identificam: “eu agora sou grande, mas já fui bebê quando era teu aluno”. Na minha turma de B2 eles reconhecem as horas do dia pela rotina da sala: identificam que depois do almoço é hora do soninho e que depois da janta a mãe vem buscar pra irem pra casa.

Sugestão de atividades:
  • Rotina em fichas ilustradas pras crianças ordenarem (amanhecer, chegada na escola, brincadeiras no pátio, almoço, soninho, atividade em sala, janta, horário da saída pra casa, noite)
  • Cubos com as 4 estações do ano
  • Border a ser colocado na parede da sala na altura das crianças, com datas comemorativas que elas reconhecem: férias, carnaval, páscoa, dia das mães, dia dos avós, dia dos pais, dia das crianças, natal.



segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

RETROSPECTIVA ESCOLAR 2016



          Hoje estava estudando sobre os nossos lugares e recursos de memória docente. Como registramos nossos atos pedagógicos? Que lugares, que recursos usamos? A fotografia logo aparece como um destes recursos. Então pensei em trazer aqui para este portfólio uma retrospectiva do meu ano escolar.


Início do ano letivo 



Implantação do ponto eletrônico



Formação de professores



Semana da Criança



Projeto Adote um Escritor



Formatura dos Jardins














O TEMPO


          O texto de Cristiane Oliveira que estudei esta semana fala sobre o tempo, mais especificamente sobre o tempo escolar. Cristiane começa muito acertadamente citando Drummond, Cortar o Tempo! Nos leva a pensar na correria que vivemos contando as horas pra chegar em casa, os dias pra chegar o final de semana, as semanas pra chegar o dia do pagamento, os meses pra chegar as férias. E assim vivemos escravos do tempo que sempre nos falta. Quem me dera ter mais tempo com meus filhos, com a família, descansando, vivendo! Cumprimos uma lista de cem obrigações e nos damos por satisfeitos quando as concluímos todas. Mas será que é só isto?

          Remetendo-nos ao tempo escolar nos damos conta de que também corremos atrás de cumprir prazos. Fatiamo-nos em bimestres, anos, períodos letivos, currículo que deve ser cumprido. Mas às vezes o que foi pré determinado não é o que interessa ao meu aluno. Já se depararam com a obrigação de passar um conteúdo determinado e ao chegar em aula o olho dos seus pequenos brilharem de interesse por outra coisa? E aí, o que fazer se o que eles adorariam estudar seria a era dos dinossauros e não a colonização portuguesa hoje? Sonho com um tempo em que se possa ter autonomia para dispôr dos conteúdos que acrescentem e satisfaçam o interesse aos meus alunos.

          Temos verificado que a chamada escola de educação integral tem se configurado em torno do aumento do tempo de permanência dos alunos na escola, constituindo mais uma escola de tempo integral do que de educação integral. Crianças desde bem tenra idade já ficam 12 horas por dia na escola. Não creio que seja este o objetivo primeiro de uma educação integral!

          Cristiane encerra sua reflexão questionando: “que espaços educacionais nos permitiriam viver o tempo como tempo de criação? Um espaço onde o tempo pedagógico envolva todas as formas de conhecimento para além do conteudismo. Um espaço onde se viva a alegria de aprender a cada momento”!



Fonte:
OLIVEIRA, Cristiane et al. Questões sobre o tempo no espaço escolar. Disponível em: <http://www.ufjf.br/espacoeducacao/files/2009/11/cc07_1.pdf> Acesso em 20 set. 2016.