Mostrando postagens com marcador Segunda semana maio 2017. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Segunda semana maio 2017. Mostrar todas as postagens

domingo, 28 de maio de 2017

CERTEZAS E DÚVIDAS


        Esta postagem dá prosseguimento ao PA (Projeto de Aprendizagem) Higiene e Saúde.

      Por se tratar de uma turma de berçário, onde a maioria ainda não sabe falar, resolvi fazer o levantamento de certezas e dúvidas em etapas.
     
         Inicialmente coletei deles informações sobre a higiene para o momento das refeições.

Ao entrar na sala para preparação para o almoço, em vez de ir direto lavar as mãozinhas, todos eles colocaram os babeiros e perguntei o que iríamos fazer. Eles responderam que iriam "papá". A colocação dos babeiros indica pra elas que é hora da alimentação. Então perguntei o que tínhamos que fazer antes de comer e eles apontaram pra pia e alguns falaram "lavar mão".




          Passamos então para a higiene bucal através da escovação dos dentinhos. Este é o mascote da escovação. Levei este lobinho para as crianças verem de forma aumentada os dentes e como cuidar deles. A terceira foto mostra um dente careado. Mostrei às crianças que o dente fica doente quando não é escovado (foto 3).


       

          Por fim o assunto trocas de fraldas e uso do banheiro. Na educação infantil e especialmente nos berçários cuida-se ao educar e educa-se ao cuidar. No cuidar dos pequenos transmitimos valores sobre os cuidados consigo mesmo e com o outro. Sem falar que os momentos de trocas de fraldas são momentos de conversa e trocas afetivas entre o educador e a criança. Ainda não presenciei, até hoje, um educador fazer uma troca de fraldas sem olhar para a criança, sem conversar com ela. Neste ato vamos explicando o que estamos fazendo e eles apreciam esta atenção.  

        
Então, com base nas vivências domésticas e na rotina escolar, 
as certezas da turma até o momento são:
  • Para se alimentar as mãos precisam estar limpas.
  • Não dá pra misturar sujeira com comida.
  • É preciso escovar os dentes.
  • Dente sujo fica com bichinho, fica doente.
  • Quando a fralda está molhada tem que trocar.
  • Quando a professora leva no trocador ou no vasinho é porque vou ser limpo.
  • Quando é cocô tem mau cheiro.
Dúvidas provisórias da turma:
  • Comer sujeira faz doer a barriga?
  • Pode colocar terra na boca, quando estão brincando no pátio?
  • Porque a sujeira estraga o dente, provocando cárie (doença)?
  • Como saber se o que eu estou sentindo é vontade de ir no banheiro?
  • Quando vou usar o vasinho como meus coleguinhas maiores?