Mostrando postagens com marcador Questões Étnico-Raciais na Educação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Questões Étnico-Raciais na Educação. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

CONSCIÊNCIA NEGRA

Homenagem da EMEI Dom Luiz de Nadal ao dia da consciência negra.


Cada turma se expressou homenageando a raça negra em uma linda festa realizada na semana da consciência negra.











Deus criou vidas, e não raças !




segunda-feira, 16 de outubro de 2017

LITERATURA ÉTNICO RACIAL II



Da interdisciplina de Questões Étnico Raciais venho aqui falar sobre a literatura indígena. Mais uma vez fui em busca de livros na biblioteca da minha escola de educação infantil Dom Luiz de Nadal e mais uma vez fiquei feliz com a quantidade de livros que encontrei. 

Quero deixar registrado aqui os meus livros preferidos tratando-se da temática indígena.













Exploramos (eu e a turma do Maternal I) estes 11 livros durante uma semana. 
Neste estudo confirmei o que havia assistio no vídeo produzido pelo Museu do Índio Povos Indígenas: Conhecer para Valorizar

  • a visão que a escola e a mídia passam nem sempre corresponde à realidade dos índios no Brasil;
  • pode-se ver um conjunto de equívocos em relação à cultura indígena;
  • A religião indígena é politeísta e variam com as etnias indígenas. Não existe uma só tribo, um só credo, uma só vertente;
  • Há grande diversidade e especificidades de cada povo indígena.





LITERATURA ÉTNICO RACIAL


Neste semestre estamos estudando a interdisciplina de Questões Étnico Raciais. A fim de refletir sobre minha prática pedagógica escolhi uma atividade para aplicar em sala de aula: os contos e a diversidade. Na biblioteca da minha escola elegi três livros que tratam da raça negra e fizemos momentos de contação de histórias e exploração de materiais referentes aos livros.


primeiro livro é o Abecedário Afro de Poesia. Eu ainda não conhecia esta literatura e foi uma grata surpresa. Excelente obra que traz questões e costumes da raça negra




O segundo livro é o Cabelo do Lelê. Juntamente com o boneco Lelê (material de apoio) as crianças conheceram o Lelê, o menino de cabelos bonitos. As crianças tocaram o fantoche com suas tranças e curtiram bastante a contação da história.




Por fim Menina bonita do laço de fita, obra já conhecida das crianças. Desta vez apresentado com um recurso novo, que foi a presença em fantoches dos personagens principais, a saber, o coelho e a menina.




O vídeo Educação para relações étnico-raciais.,que assistimos esta semana, falou sobre a raça negra e como ela é apresentada nas escolas. Tomando por base a biblioteca da escola em que trabalho concluo que já existem muitos livros tratando de forma muito bonita a questão da negritude. Não sei se é assim em todo lugar. Ainda acho que o Brasil é um país racista, embora muitos digam não sê-lo.