Mostrando postagens com marcador Música. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Música. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 9 de maio de 2016


MÚSICA PARA ENSINAR

          As pessoas são diferentes no comportamento e atitudes, credo religioso, gênero, etnia, características físicas, habilidades e conhecimentos. Com as crianças como criar situações de aprendizagem em que esta questão da diversidade seja abordada? 
          Criança aprende primeiramente pelo exemplo. Meu discurso como educadora tem que caminhar junto com minhas atitudes. Meu exemplo pode ser expressado através do meu comportamento, das histórias que conto, dos filmes que compartilho com meus alunos e através da música.
          "A música faz parte de nossas vidas desde antes mesmo de nascer. [...] desde os primeiros meses o bebê já ouve. Portanto, papai e mamãe podem cantar e conversar com o filho. Exames mostram que o nenê ainda na barriga relaxa ao ouvir sons de músicas do mundo externo. A voz dos pais já é reconhecida e reconfortante para o bebê assim que nasce. A música é uma linguagem, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações".
          A música deve estar presente na escola para dar vida ao ambiente escolar, favorecer a socialização dos alunos, propiciar momentos prazerosos e auxiliar no aprendizado de conteúdos e valores. Como já mencionei aqui no Blog, na escola onde trabalho temos aulas de música para todas as turmas, do Berçário ao Jardim. Trago agora, uma música que tivemos o prazer de compartilhar, que vem cumprir esse papel de ensinar valores, ensinar sobre a aceitação das diferenças.



Fontes:
1. Revista Eventos Pedagógicos v.4, n.2, p. 136 - 145, ago. – dez. 2013
2. Youtube: Música do cantor Jairzinho: https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg

quarta-feira, 4 de maio de 2016



MÚSICA NA ESCOLA




           Música nas escolas agora é lei! O presidente Lula sancionou no dia 18 de agosto de 2008, a Lei Nº 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. A aprovação da Lei foi sem dúvida uma grande conquista para a educação no País. Entretanto existe carência de profissionais para trabalhar nesta área. Na escola municipal onde trabalho recebemos o professor de música em 2015. Ficamos muito felizes com esta conquista!
          Os benefícios da música na vida dos seres humanos são muitos. Nas crianças promove o trabalho em grupo, ensina o que é ritmo, aumenta a autoestima, ajuda os tímidos a se comunicar melhor, desenvolve a coordenação motora, desenvolve a linguagem, auxilia na memorização e aguça a criatividade. Além é claro, de nos sensibilizar, mexer com os sentimentos e emoções. Vamos da emoção à euforia, percorrendo os diversos tipos de músicas que existem.  
          Hoje tivemos aula de música na turma do Berçário 2. O vídeo postado a seguir mostra as diversas reações das crianças à música que está sendo trabalhada. Um dos nossos alunos é muito bom no ritmo e ele tem somente 1 ano e meio! Uma outra menina logo identificou que a canção era sobre mães e ficou chamando a atenção do professor dizendo "minha mãe". Todos manuseiam instrumentos diversos; alguns com muito interesse, outros de modos diferentes, mas todos apreciam.



Obrigada ao professor de música Paulo Rodrigues que nos dirige e acompanha nesta caminhada !