segunda-feira, 16 de outubro de 2017


LITERATURA ÉTNICO RACIAL


Neste semestre estamos estudando a interdisciplina de Questões Étnico Raciais. A fim de refletir sobre minha prática pedagógica escolhi uma atividade para aplicar em sala de aula: os contos e a diversidade. Na biblioteca da minha escola elegi três livros que tratam da raça negra e fizemos momentos de contação de histórias e exploração de materiais referentes aos livros.


primeiro livro é o Abecedário Afro de Poesia. Eu ainda não conhecia esta literatura e foi uma grata surpresa. Excelente obra que traz questões e costumes da raça negra




O segundo livro é o Cabelo do Lelê. Juntamente com o boneco Lelê (material de apoio) as crianças conheceram o Lelê, o menino de cabelos bonitos. As crianças tocaram o fantoche com suas tranças e curtiram bastante a contação da história.




Por fim Menina bonita do laço de fita, obra já conhecida das crianças. Desta vez apresentado com um recurso novo, que foi a presença em fantoches dos personagens principais, a saber, o coelho e a menina.




O vídeo Educação para relações étnico-raciais.,que assistimos esta semana, falou sobre a raça negra e como ela é apresentada nas escolas. Tomando por base a biblioteca da escola em que trabalho concluo que já existem muitos livros tratando de forma muito bonita a questão da negritude. Não sei se é assim em todo lugar. Ainda acho que o Brasil é um país racista, embora muitos digam não sê-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário