domingo, 9 de julho de 2017

GESTÃO DEMOCRÁTICA


          Na minha publicação anterior, Gestão escolar, falei sobre como a escola como um todo pode colaborar. A gestão que não é engessada, que aceita auxílio, que compartilha idéias para tomada de decisões é uma gestão democrática, que visa o bem do aluno como objetivo primordial.

          Sobre isso, quero deixar registrado aqui um exemplo muito singelo. As imagens de um evento realizado em minha escola, a Festa Caipira 2017 da EMEI Dom Luiz de Nadal. Cada funcionário pôde ajudar de alguma forma e muitos talentos foram revelados. A comunidade ajudou, participou, as crianças aproveitaram e o resultado foi muito positivo. Se num evento social pudemos ser tão bem sucedidos imagino o que poderemos fazer no dia a dia escolar.

Créditos: Sandra Ferreira

Créditos: Flávia Melo

Créditos: Nídia Rodrigues

Créditos: Maria do Patrocínio Jacques

Créditos: Gisele Lemos

Créditos: Gisele Lemos

Créditos: Gisele Lemos

Alegria das crianças

Equipe Nadal

Equipe Nadal

Uma escola pública popular não é apenas a que garante acesso a todos, mas também aquela de cuja construção todos podem participar, aquela que realmente corresponde aos interesses populares, que são os interesses da maioria; é portanto, uma escola com uma nova qualidade, baseada no empenho, numa postura de solidariedade, formando a consciência social e democrática (FREIRE, 1999, p.10).



Referência:
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, 1999. 

Um comentário: