Pertencimento Escolar
Acredito
que se os sentimentos de pertencimento e identidade estiverem
presentes nas relações humanas na escola, valores como
respeito, cuidado, ajuda ao próximo também se farão mais
presentes.
Tanto
os educadores, quanto os alunos, dão sentido às instalações
físicas que uma escola tem. Que valor teria uma sala com classes e
cadeiras se não houvesse o professor e os alunos? Que utilidade
teria uma boa refeição se não houvesse quem alimentar?
Ao me questionar sobre o que significa pertencer ao espaço escolar, em como me vejo como professora na EMEI Nadal e como aluna no PEAD, cheguei a conclusão que sou parte integrante destas duas grandes escolas.
Preciso da escola onde trabalho e ela precisa de mim, assim como todas as pessoas que fazem parte dela. Consegui ver isto de forma clara ao revisitar fotos tiradas este ano.
Com estas fotos me vi como num espelho. Enxerguei a Cleide funcionária, colega, amiga, educadora, protetora dos pequenos e participante dos projetos.
E na UFRGS, quem sou eu? Sou a aluna que precisa muito do conhecimento que esta graduação vai me acrescentar. Sou a Cleide orgulhosa de ser aluna da UFRGS, que gosta muito das colegas, que faz trabalho em grupo, que enfrentou o desconhecido, que apresenta workshops, corre atrás dos prazos (bem atrás inclusive) pra apresentar os trabalhos.
Lembro bem do primeiro dia de aula, em novembro de 2014, auditório cheio de balões coloridos, tudo novo, tudo desafio!
Nem nos prazos mais apertados pensei em desistir, porque não posso, porque não quero, porque faço parte desta caminhada até o fim, até a formatura!











Nenhum comentário:
Postar um comentário