quinta-feira, 16 de junho de 2016

BRINCAR

Na interdisciplina de Ludicidade estamos estudando sobre a importância do brincar.

Dentre tantos, trago aqui 5 benefícios do brincar para a vida das crianças:

Brincar envolve movimento e a atividade física é sempre necessária!


Nas brincadeiras mais detalhadas a coordenação motora fina é aperfeiçoada.


Fantasia e imaginação estimulam a criatividade.


Sinapses são conexões entre os neurônios, que são fundamentais para o desenvolvimento das capacidades cognitivas. Quanto maior a rede de conexões cerebrais melhor a capacidade de aprendizagens.


Brincar em grupo promove as amizades e ensina regras de convivência.



Além do ambiente escolar, brincar em casa é muito gratificante. 
Tire tempo para brincar com seu filho!




quarta-feira, 15 de junho de 2016

COMO AS CRIANÇAS VÊEM AS DIFERENÇAS

          Somos todos diferentes, um mais alto, outro baixo, um cabeludo, outro nem tanto. 
          Esta semana estive estudando sobre literatura infanto-juvenil que trata sobre as diferenças. O texto de Rosa Maria Hessel veio discutir as representações do diferente em um conjunto de dez títulos que falavam sobre desde deficiências até aspectos comportamentais.
          Felizmente além destes 10 livros citados, temos já muitos outros que tratam das questões de inclusão, de aceitação e entendimento das diferenças.
     Quando comecei a ler o texto da Rosa Maria logo me lembrei de um vídeo muito interessante. Este filme chama-se THE EYES OF A CHILD e mostra uma experiência que foi feita para ver como adultos e crianças enxergam a deficiência física, o ser diferente. A experiência consistia em mostrar imagens para uma criança e um adulto ao mesmo tempo, e estes tinham que imitar o que estavam vendo. Se a imagem mostrasse alguém batendo palmas a criança e o adulto deviam bater palmas e assim por diante. Quando as ações a serem repetidas deixou de ser de atividades comuns e passou a mostrar atitudes de deficientes os adultos travaram. As crianças continuaram imitando, foi o que lhes foi mandado fazer. Sem nenhum julgamento sobre o autor dos movimentos, se tratava-se de alguém doente ou não, a criança imitava sem inibição, sem maldade. O adulto logo percebia que tratava-se de um deficiente e ficava intimidado, parando as imitações. A criança na sua pureza vê as situações de forma diferente.


      THE EYES OF A CHILD

          Quis então fazer meu próprio experimento. Mostrei pro meu filho de 5 anos o conhecido livro Menina bonita do laço de fita, que fala sobre um coelhinho que é amigo e admirador de uma menina negra que vivia com laços nos cabelos. O coelhinho branco quer ter uma filha pretinha como aquela menina do laço de fita e no decorrer da história ele tenta descobrir como ela consegue ser assim tão pretinha. No final ele descobre e então casa-se com uma coelhinha pretinha e eles têm filhotes de várias cores. Contei a história pro Lucca e pedi que ele fizesse um desenho sobre que ele mais gostou na história. Na minha idéia adulta achei que ele ia querer desenhar a menina, era o que eu gostaria de desenhar. Mas ele escolheu desenhar a diversidade: os filhotinhos de coelho de várias cores, todos lindos a seu modo!



 “O que importa na vida não é o simples fato de ter vivido. A diferença que fizemos na vida dos outros que vai determinar a importância da vida que conduzimos.”
Nelson Mandela


Que eu, como educadora, consiga ser exemplo disso pros meus pequeninos, de fazer diferença na vida das pessoas com as quais fizer contato.

  

segunda-feira, 9 de maio de 2016


MÚSICA PARA ENSINAR

          As pessoas são diferentes no comportamento e atitudes, credo religioso, gênero, etnia, características físicas, habilidades e conhecimentos. Com as crianças como criar situações de aprendizagem em que esta questão da diversidade seja abordada? 
          Criança aprende primeiramente pelo exemplo. Meu discurso como educadora tem que caminhar junto com minhas atitudes. Meu exemplo pode ser expressado através do meu comportamento, das histórias que conto, dos filmes que compartilho com meus alunos e através da música.
          "A música faz parte de nossas vidas desde antes mesmo de nascer. [...] desde os primeiros meses o bebê já ouve. Portanto, papai e mamãe podem cantar e conversar com o filho. Exames mostram que o nenê ainda na barriga relaxa ao ouvir sons de músicas do mundo externo. A voz dos pais já é reconhecida e reconfortante para o bebê assim que nasce. A música é uma linguagem, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações".
          A música deve estar presente na escola para dar vida ao ambiente escolar, favorecer a socialização dos alunos, propiciar momentos prazerosos e auxiliar no aprendizado de conteúdos e valores. Como já mencionei aqui no Blog, na escola onde trabalho temos aulas de música para todas as turmas, do Berçário ao Jardim. Trago agora, uma música que tivemos o prazer de compartilhar, que vem cumprir esse papel de ensinar valores, ensinar sobre a aceitação das diferenças.



Fontes:
1. Revista Eventos Pedagógicos v.4, n.2, p. 136 - 145, ago. – dez. 2013
2. Youtube: Música do cantor Jairzinho: https://www.youtube.com/watch?v=oueAfq_XJrg

quarta-feira, 4 de maio de 2016



MÚSICA NA ESCOLA




           Música nas escolas agora é lei! O presidente Lula sancionou no dia 18 de agosto de 2008, a Lei Nº 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica. A aprovação da Lei foi sem dúvida uma grande conquista para a educação no País. Entretanto existe carência de profissionais para trabalhar nesta área. Na escola municipal onde trabalho recebemos o professor de música em 2015. Ficamos muito felizes com esta conquista!
          Os benefícios da música na vida dos seres humanos são muitos. Nas crianças promove o trabalho em grupo, ensina o que é ritmo, aumenta a autoestima, ajuda os tímidos a se comunicar melhor, desenvolve a coordenação motora, desenvolve a linguagem, auxilia na memorização e aguça a criatividade. Além é claro, de nos sensibilizar, mexer com os sentimentos e emoções. Vamos da emoção à euforia, percorrendo os diversos tipos de músicas que existem.  
          Hoje tivemos aula de música na turma do Berçário 2. O vídeo postado a seguir mostra as diversas reações das crianças à música que está sendo trabalhada. Um dos nossos alunos é muito bom no ritmo e ele tem somente 1 ano e meio! Uma outra menina logo identificou que a canção era sobre mães e ficou chamando a atenção do professor dizendo "minha mãe". Todos manuseiam instrumentos diversos; alguns com muito interesse, outros de modos diferentes, mas todos apreciam.



Obrigada ao professor de música Paulo Rodrigues que nos dirige e acompanha nesta caminhada !





As novas tecnologias 

ajudam ou prejudicam as crianças?



          Cada vez mais as crianças têm acesso às novas tecnologias e as opiniões dos pais e educadores sobre este tema são diversas.
          Há pais que se preocupam com algumas conseqüências do uso exagerado de eletrônicos, tais como isolamento social, distúrbios do sono, sedentarismo, obesidade infantil e desinteresse na leitura.
          Por outro lado, os celulares e tablets são tão eficazes em ocupar crianças pequenas, que muitos pais já usam como uma espécie de babá e alguns preferem que seus filhos estejam conectados a estarem nas ruas.
          Como educadora penso que, se o papel da escola é preparar para a vida e a tecnologia faz parte da vida, a escola precisa preparar os alunos para lidar com ela desde cedo. Mas, "para ser eficiente no ensino, a tecnologia precisa ser usada com objetivos pedagógicos bem definidos. De nada vale a escola ter salas equipadas com telão para a projeção de vídeos se os filmes exibidos não tiverem relação com o conteúdo estudado". 
          As novas ferramentas tecnológicas também trazem benefícios, como o estímulo à pesquisa, à curiosidade e aquisição de linguagem. Este último item notei no meu filho que tem 6 anos. Meu Lucca adora assistir Youtube. Ao acompanhar o que ele assistia notei que ele preferia os tutoriais de novos brinquedos, ao invés dos desenhos animados. Ele fica um tempão vendo pequenos vídeos que ensinam como cada brinquedo funciona, quais suas funcionalidades e características. Achei estranha esta predileção, mas estes dias ele me pediu pra filmá-lo. "Mãe quero fazer um vídeo sobre meus carrinhos, me filma?" Confesso que não levei muita fé. Porém gostei muito do resultado. Ele teve que se organizar, montar um cenário e falou mais de 2 minutos sobre os Hotweels, citando características bem detalhadas. E falou tão bem! Claro que eu, mamãe babona, achei muito melhor do que realmente deve ser. Mas senti que aquele tempo que ele passou no Youtube não foi em vão. Ele está se expressando melhor.


          Creio firmemente que o equilíbrio é a chave! Não exagerar no uso excessivo dos recursos tecnológicos, nem abster-se destes. "É necessário disponibilizar às crianças novos meios de diversão e informação, não deixando de lado as brincadeiras clássicas que as ajudam na socialização. Deste modo, unindo o passado e o futuro poderemos ajudar a construir adultos inteligentes e sociáveis que, sabendo lidar com as novas tecnologias, apreciam a boa e velha forma de viver, ou seja, ainda num mundo real".


Fontes: 
1. Site Educar para Crescer - Artigo Tecnologia no Ensino Infantil: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/tecnologia-ensino-infantil-724672.shtml
2. Site Meu Artigo - Artigo: Infância e Novas Mídias: 
http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/infancia-novas-midias.htm
3. Acervo vídeo pessoal, postado no Youtube: 
https://www.youtube.com/watch?v=aPmRZzocJS8



terça-feira, 26 de abril de 2016


Teatro com as crianças


Iniciamos novo semestre de estudos no PEAD e assim novos aprendizados.
Uma das interdisciplinas que trabalharemos será Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem. Ah, os livros! Que riqueza de conhecimentos e emoções nos trazem!

Antes mesmo de iniciar as atividades desta disciplina, desenvolvi com alguns alunos um teatro sobre a história de Moisés, um personagem do maior livro que existe - a Bíblia.
Esta história foi estudada e produzida no mês de fevereiro/2016. Como ela foi apresentada em capítulos, os atores mirins se alternam nos personagens.

Trago então aqui para este blog o registro deste teatro, que foi feito com tanto carinho pelas crianças, que desde cedo vem compreendendo a riqueza das histórias!























































Local em que foi apresentado: IASD Belém Novo
Figurino: Lorena Brandão da Costa e Cleide Jacqueline Brandão
Data: Fevereiro de 2016
Fonte: Bíblia - Êxodo